Pode aplicar fungicida com glifosato?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Glifosato. No caso do glifosato, é comum encontrar referência afirmando que o nível ideal de pH é entre 3,0 e 4,0. Portanto, é possível que a mistura com os fungicidas, caso haja uma elevação excessiva de pH, prejudique o controle das plantas daninhas.

– Redução da penetração foliar: os herbicidas inibidores de lipídios não devem ser misturados com 2,4-D, bentazon, chlorsurfuron, chlorimuron, imazaquin, imazethapyr, etc.

A adição de sulfato de amônio e ureia ao glifosato aumenta a eficiência do herbicida no combate a plantas daninhas. A eficácia da mistura, que já era utilizada por muitos produtores, foi comprovada na tese de doutorado do professor Saul jorge Pinto de Carvalho, do Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Machado.

L-glufosinato

Trata-se do L-glufosinato, que é apontado por especialistas como o “próximo produto líder”.

Incrementos na adubação mineral com fertilizantes foliares tem sido uma alternativa promissora em busca de maior resistência as doenças. Entretanto, fertilizantes foliares são comumente aplicados associados a fungicidas e podem interferir no desempenho de controle do produto.

No momento da diluição do produto no tanque, algumas etapas devem ser seguidas. Inicia-se por encher o tanque do pulverizador com pelo menos 70% da sua capacidade com água. Em seguida, deve ser ligado o sistema de agitação do mesmo e adiciona-se o herbicida aos poucos para uma boa diluição.

o melhor horário para aplicação de herbicidas está associado às horas com temperaturas mais amenas e umidade relativa do ar superior a 60%. Essas características ocorrem no período da manhã e no final da tarde.

Quanto tempo leva para o glifosato fazer efeito? Em grande parte das plantas daninhas a ação do glifosato começa imediatamente e a morte da planta ocorre lentamente, entre 7 e 14 dias após a aplicação.

Segundo a especialista, o uso do herbicida com adubo foliar pode servir para potencializar a ação do defensivo, seja ela contra as plantas daninhas ou até contra insetos e pragas. “Nesse caso, é possível usar na mistura da calda. Quanto a qual adubo foliar usar, pode ser qualquer um.

Dicamba é o nome comercial de um herbicida da Basf que tem como princípio ativo o glufosinato de amônio, produto concorrente ao glifosato - e, portanto, ao Roundup da Monsanto.

Sim, é permitida, porém, foi somente em 2018 que foi assinado um acordo entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) que autorizou os engenheiros agrônomos a receitar a aplicação em mistura de defensivos.

A meia-vida do glifosato no solo varia de menos de uma semana até alguns meses, dependendo dos teores de argila e matéria orgânica e do nível de atividade microbiana (TONI et al., 2006). Já Wauchope et al. (1992), relatam que a meia-vida pode chegar a 174 dias.

Alguns produtos como o glifosato tem melhor eficiência na presença de luz, pois o produto tem como característica uma rápida absorção e translocação logo após aplicação. Na ausência de luz, a cadeia transportadora deste produto não estará funcionando plenamente.

6 horas

Um desses herbicidas é o glifosato, sua absorção pela cutícula é lenta e dependendo da formulação, pode requerer um período de até 6 horas sem chuvas após a aplicação para que o controle de plantas suscetíveis seja satisfatório (Vidal et al., 2014).

O que é o Roundup? Roundup foi a marca comercial da primeira patente de glifosato, um herbicida não seletivo capaz de eliminar praticamente qualquer planta com a qual entra em contato. Depois que o composto é aplicado, as folhas das plantas o absorvem, levando o químico até as raízes.

O aumento do preço das matérias-primas e os problemas logísticos enfrentados pela China fizeram com que o preço do Glifosato no mercado internacional aumentasse expressivamente no ano de 2021. No Brasil, este aumento chegou a 49% no preço nacional, quando comparado o preço médio em 2021 em relação a 2020.

O glifosato é o ingrediente ativo dos herbicidas mais utilizados no Brasil e no mundo. Ele tem importante relevância na expansão das áreas com sistema de plantio direto. Esse herbicida é não seletivo, sistêmico e controla um grande número de plantas daninhas.

Afinal, existe a hora certa de aplicar fungicidas?

  • dias em que a temperatura esteja entre 28 e 30 graus;
  • período em que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 90%;
  • velocidade do vento entre 3 e 10 km/h.

“Existem horários, normalmente entre onze e cinco horas da tarde, em que as condições não são boas (alta temperatura e baixa umidade relativa), que são evitados”, ele complementa. Ainda assim, a regra da observação prevalece. O ideal é sempre conferir com aparelhos as condições do tempo.