Pode aplicar Cortvet em cavalo?

Perguntado por: rrodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A via intravenosa só deve ser utilizada em casos de estado de choque, toxemia e crise circulatória. Bovinos: 2,5 a 10 mL por via intramuscular ou intravenosa de acordo com a gravidade do caso. Equinos: 1,25 a 2,5 mL por via intramuscular ou intravenosa.

Cortvet Pet deve ser administrado por via oral. A dose ideal, bem como o intervalo entre doses e duração do tratamento, deverão ser instituídos de modo a atingir a dose mínima efetiva, após avaliação individualizada da severidade da afecção, tolerância e porte do cão, seguindo orientação do Médico Veterinário.

Dexametasona: Efeito anti-inflamatório rápido nos casos emergenciais. Excelente no tratamento de doenças alérgicas.

Indicado em processos inflamatórios dos equinos, bovinos e suínos.

EQÜINOS: Aplicar 2,5 mg à 5,0 mg de dexametasona (1,25 mL a 2,5 mL de Déxium Solução Injetável) por via intramuscular ou endovenosa. OVINOS E SUÍNOS: Aplicar 0,5 a 1,0 mg de dexametasona por 10kg de peso corporal (0,25 a 0,50mL de Déxium Solução Injetável) por 10kg de peso corporal, por via intramuscular ou endovenosa.

CORTVET® é composto por um análogo sintético da prednisolona, porém com atividade anti-inflamatória mais potente e com efeitos hormonais melhorados. A Dexametasona possui um efeito anti-inflamatório maior que os outros corticosteróides.

Período de Carência:
Cortvet não possuiu carência para leite porém e é contra indicado a aplicação em vacas que estão no terço final de gestação, pois pode induzir ao aborto.

A dexametasona é usada principalmente em afecções alérgicas e inflamatórias e outras doenças que respondem aos glicocorticoides.

CORTVET POSOLOGIA E MODO DE USAR :
Ovinos: 0,5 a 3 mL por via intramuscular ou intravenosa. Caprinos: 0,5 a 3 mL por via intramuscular ou intravenosa. Suínos: 0,5 a 3 mL por via intramuscular ou intravenosa.

Quanto tempo demora para fazer efeito? O efeito máximo demora cerca de uma a duas horas e a duração da ação é de aproximadamente 2,75 dias.

Gatos: 0,0625 a 0,25 mL, via intramuscular ou intravenosa. Em caso de tratamento prolongado a dose de manutenção deverá ser de: 0,0625 a 0,125 mL/dia.

Dentre eles estão o Maxicam 2% e o Maxicam Gel. São anti-inflamatórios não esteroidais (AINE) à base de Meloxicam, o AINE mais potente do mercado. São muito eficazes em aliviar os sintomas indesejados da reação inflamatória, como o inchaço e a dor, promovendo uma ação anti-inflamatória potente e duradoura.

Entre os antibióticos para equinos mais fáceis de aplicar e eficientes no efeito está o antibiótico Gentatec® da Chemitec. Um dos destaques é que a medicação é solúvel em água e tem elevada estabilidade, facilitando o manuseio.

Agrovet Plus é um antibiótico pronto para uso, com anti-inflamatório, para o combate de infecções e inflamações em bovinos, ovinos, caprinos, equinos e suínos.

O Meloxicam é indicado no tratamento da dor, inflamação e febre, sendo utilizado para o manejo das dores aguda e crônica e inflamação em equinos, cães, gatos e animais de produção. A sinovite também chamada de capsulite, é uma condição bem comum em cavalos atletas que são submetidos diariamente à treinos intensivos.

Maxicam Gel deve ser administrado uma vez ao dia (a cada 24 horas), via oral, de acordo com a graduação da seringa. A seringa é graduada para 5 dias de tratamento para animais adultos. Para potros, administrar metade da dosagem (metade de uma graduação da seringa).

Dosagem para eqüinos...... 3,0 mL para cada 100 kg de peso corporal (0,6 mg de meloxicam por kg de peso corporal); Duração do tratamento: A duração do tratamento deverá ser estipulada de acordo com a espécie animal, gravidade do quadro e tipo de afecção a ser tratada.

Aplicação de medicamentos injetáveis: injeção intravenosa
Em equinos, a veia jugular (pescoço) é a mais utilizada. Para esta aplicação é importante fazer a limpeza do local que receberá a injeção com algodão e álcool 70%. O garrote deve ser feito com os dedos a 10 cm abaixo do local de aplicação.

Equinos e bovinos adultos: 2 a 4 mL, por via intramuscular ou endovenosa. Potros, bezerros: 1 a 2mL, por via intramuscular ou endovenosa. Leite: não deve ser utilizado em fêmeas produtoras de leite para consumo humano. Abate: 21 dias.

Via de administração, modo de uso e dosagem:
Equinos: 1,25 mL a 2,5 mL/animal/via intramuscular ou intravenosa. Repetir a dose se necessário. Suínos e ovinos: 1,25 mL a 2,5 mL/ animal/via intramuscular ou intravenosa.