Pode aplicar calcário e adubo juntos?

Perguntado por: udantas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Dizer que misturar corretivos de acidez no adubo pode indisponibilizar o fósforo e o cálcio para as plantas é um MITO. Independente do tipo de reatividade dos corretivos, estes são considerados, quimicamente insolúveis.

1- Distribua uniformemente sobre o terreno metade da quantidade de calcário sobre o terreno e realize a aração o mais profundo possível. 2- Distribua a outra metade da quantidade de calcário sobre o terreno arado e passe a grade niveladora. Dessa forma, o calcário ficará bem distribuído por toda a camada arada do solo.

O calcário deve ser aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura. Assim, há tempo de reagir com o solo e reduzir a acidez. Lembrando que o calcário no solo precisa de umidade para reagir. Assim, dependendo da região, essa aplicação deve ser feita ainda antes dos 3 meses.

incompatíveis: são os fertilizantes que nunca devem ser misturados entre si. Alguns exemplos são: ureia com termofosfatos, nitrato de amônio ou nitrocálcio. Escórias e termofosfatos costumam ser incompatíveis com grande parte dos fertilizantes, motivo pelo qual se recomenda sempre pesquisar cada caso individualmente.

Normalmente o calcário altera o pH do solo. Altera muito mais quando amontoado em determinada área da lavoura. A elevação do pH a níveis muito altos aumenta ou diminui a disponibilidade dos nutrientes.

Na melhor das situações, um bom calcário tem seus efeitos sobre a solução dos solos três meses depois da aplicação, tempo em que reagiu apenas cerca de 30% do total aplicado e em que nesse período tenha o solo água suficiente para as reações esperadas.

Quando as covas estiverem abertas, deve-se aplicar mais uma pequena quantidade de calcário (100 a 200 g/cova), dependendo da análise química do solo e do volume de terra da cova, no momento em que se vai fazer a adubação de plantio.

A aplicação de calcário deve ser feita, de preferência, 60 dias antes do plantio, para que haja tempo de ele reagir quimicamente com o solo. Como o plantio é feito no inicio das chuvas, em Outubro- Novembro, o calcário deve ser aplicado em Agosto-Setembro.

Recomendação de uso: Utilize 150g por metro quadrado para corrigir a acidez do solo.

Maior velocidade de reação
Com o filler agrícola, pode-se fazer calagem bem antes, com cerca de 30 dias antes do plantio. Isso ocorre porque o maior contato das partículas com o solo torna a reação com calcário filler muito mais rápida, ou seja, quanto mais fino o calcário, maior será a velocidade de reação.

Já a granulometria do calcário filler é menor que a malha de 0,30 mm. Ele é bem mais fino, e com isso, apresentando alta reatividade. Reatividade de um corretivo é a velocidade de sua reação no solo. Esse tipo de calcário age mais rápido no solo em comparação com os citados acima.

O calcário deve ser espalhado uniformemente ao longo do terreno, o que aumenta a superfície de contato e facilita a reação. No caso de solos ácidos e com calagem superior a quatro toneladas por hectare, é recomendável a aplicação parcelada do calcário.

3ª – Nunca aplicar a uréia junto ao calcário, pois quanto maior o pH do solo maior a volatização, optar por pelo menos dois meses de diferença entre a adubação nitrogenada e a calagem.

Modo de uso: Diluir 5mL (1 tampa) de Sempre Verde em 1 litro de água. Aplique no solo 50mL da solução em vasos pequenos. Aumente e diminua a quantidade de acordo com o tamanho dos vasos. Frequência de adubação: na primavera/verão a cada 15 dias e outono inverno a cada 30 dias.

Depende do manejo. Numa compostagem sólida, por exemplo, leva de 45 a 90 dias para ficar pronta, em condições normais de manejo. Em uma compostagem líquida aeróbica e semiaeróbica, pode levar de 18 a 22 dias.

O vinagre é um item muito poderoso na limpeza doméstica. Se você não deseja utilizar produto químico. Aqueça um litro de água junto com vinagre branco – essa solução irá auxiliar na eliminação do calcário.

Para responder essa pergunta é necessário realizar análise de solo. A análise de solo identifica qual é a fertilidade do solo, ou seja, quais os nutrientes estão em falta para a cultura, se precisa de calagem e gessagem. Por isso, é muito importante realizar uma análise química do solo bem feita da sua área de cultivo.