Pode apagar fogo com água?

Perguntado por: lagostinho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Nas palavras dele, "a água apaga o fogo porque é ótima para absorver calor e, quando evapora, na maioria dos casos, abafa a chama.". Furukawa faz a ressalva de que jamais devemos jogar água em combustíveis líquidos, como, por exemplo, óleo em uma panela em chamas.

O fogo classe C é o ocorrido em equipamentos elétricos. A água ou qualquer equipamento que possua água não pode ser usado enquanto existir energia, pois a água se torna condutora de eletricidade.

Em outros casos, como fogo de material elétrico energizado, a água não pode ser usada para o combate ao fogo, porque é condutora de eletricidade, podendo aumentar o incêndio, assim como produtos químicos, como pó de alumínio, magnésio, carbonato de potássio, pois com a água reagem de forma a aumentar os riscos.

A água é o agente extintor de uso mais comum e é um extintor muito usado por ser encontrado em abundância. Age por resfriamento, quando aplicada sob a forma de jato sólido, neblina nos incêndios de Classe A ou vapor, é difícil extinguir o fogo em líquidos inflamáveis com água por ser ela mais pesada que eles.

Caso a pessoa se depare com óleo pegando fogo, jamais deve jogar água diretamente nas chamas, isso acarretará em uma grande explosão, que fará o fogo se alastrar de forma exorbitando, isso acontece pelo fato de que 1 litro de água se transforma em 1700 litros de vapor quando entrado em contato direto com fogo ...

No momento da combustão do óleo numa panela, nunca devemos jogar água, pois o óleo de origem vegetal, animal ou mineral tem um alto potencial combustível e pode causar incêndios quando atinge a temperatura de 280°C.

Além de extintores, que devem estar sempre dentro do prazo de validade, carregados e prontos para funcionar, é importante possuir também outros equipamentos – como abafadores manuais, pás, rastelos, bombas e produtos químicos – que ajudem a apagar o fogo.

O que não se pode queimar no fogo nem afundar na água? O gelo.

Resulta da junção de cal e carbono, levando a um forno de alta temperatura. Ele pega fogo porque quando em contato com a água produz um gás inflamável que ao entrar em contato com o oxigênio incendeia.

Vamos do início: líquidos não pegam fogo. O que pega fogo é o vapor de determinados líquidos.

Com a retirada de um dos elementos do fogo, temos os seguintes métodos de extinção: extinção por retirada do material, por abafamento, por resfriamento e extinção química. Este método consiste na diminuição ou impedimento do contato de oxigênio com o combustível.

Jogar água também não resolve: este líquido é um condutor, o que significa que a água pode espalhar ainda mais o fogo. Em muitos casos, desligar o disjuntor não será suficiente, visto que o fogo pode ter se espalhado pela instalação elétrica.

Se o fogo for pequeno, você pode apagá-lo sufocando-o com bicarbonato de sódio. 3. Remova a fonte de oxigênio. Também pode ser apagado removendo a fonte de oxigênio com roupas ou um cobertor pesado se o fogo for pequeno e for seguro fazê-lo.

Um dos principais meios de combater um incêndio é por meio do resfriamento, diminuindo a temperatura. Esse método é ideal para incêndios de classe A, que ocorrem com combustíveis sólidos que queimam na superfície e na sua profundidade, deixando resíduos (cinzas).

- Se as roupas da vítima estiverem pegando fogo, abafe as chamas com um cobertor, casaco, etc. - Não retire a roupa presa ao corpo. - Chame a ambulância imediatamente.

ESPUMA: agente extintor e uma das formas de aplicação de água, sendo constituída por um aglomerado de bolhas de ar ou gás, formada por solução aquosa, apagando o fogo por abafamento e resfriamento.