Pode andar de Scrubs na rua?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

A prática também não é recomendada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren). “É muito importante que o profissional não circule com jalecos ou roupas cirúrgicas em locais que não seja no ambiente hospitalar. Transitar na rua, nem pensar(...).

Os scrubs podem ser conhecidos também nacionalmente em português, por: Roupas Privativas, Pijamas Cirúrgicos, Pijama de Hospitalar, entre outras nomenclaturas dependendo da região. Atualmente com a evolução da indústria têxtil, existem várias opções de tecidos Tecnológicos para confeccionar essa roupa específica.

Conhecidos na medicina como “pijamas hospitalares”, esse EPI (equipamento de proteção individual) tem conquistado cada vez mais a classe odontológica. Isso porque ele não substitui os aventais ou jalecos, mas sim a roupa pessoal usada por baixo do jaleco.

§2º Fica proibido o uso de telefones celulares em blocos cirúrgicos e outros ambientes de unidades da área de saúde que demandem alto controle de prevenção contra contaminações, incluídos aqueles dedicados a atendimento emergencial e de recuperação assistida (UTIs e assemelhados).

Uma das dicas é avaliar as características da função de quem exerce o trabalho. No caso dos cirurgiões, eles lidam bastante com sangue. Assim, ter detalhes nos scrubs não é indicado.

Com o tempo, descobriram que o uso de pijama cirúrgico verde amenizava esse problema. A cor verde é oposta ao vermelho na paleta de cores, sendo assim, mais evidente o contraste entre elas. Assim, muitos hospitais adotaram como tradição a cor verde no pijama cirúrgico, ainda que usado fora das salas de cirurgia.

Os Scrubs são roupas sanitárias usadas por enfermeiros, médicos, cirurgiões ou outros profissionais envolvidos no atendimento direto a pacientes em hospitais e clínicas.

Os Pijamas Cirúrgicos são compostos por duas peças, compondo Fardas Hospitalares para a área da saúde, sendo essencialmente utilizados por enfermeiras e médicos em hospitais e clínicas.

Embora, poucas pessoas tenham pensado nisso, existe uma razão importante para essa regra. As cores azul e verde são opostas ao vermelho (a cor do sangue) na “roda das cores” e por isso são cores adequadas para melhorar a visão dos profissionais durante o procedimento.

Passe o ferro em baixa temperatura e guarde seu jaleco. Lembre-se de sempre guardar em um local livre de poeiras e na hora de transportar coloque em bolsas ou sacolas para evitar contaminações.

CUIDANDO DO SEU SCRUB

  1. LAVAR A TEMPETATURA MÁXIMA DE 40 GRAUS COM ENXAGUE E CENTRIFUGAÇÃO NORMAL.
  2. NÃO USAR ALVEJANTE DE CLORO.
  3. NÃO SECAR EM TAMBOR ROTATÍVO.
  4. NÃO LIMPAR A SECO.
  5. NÃO REMOVER MANCHAS COM SOLVENTES.
  6. TEMPERATURA MÁXIMA DO FERRO: 100 GRAUS.

Saiba como lavar jalecos em 5 passos

  1. 1º. Desinfete o jaleco. Antes do processo normal de lavagem, você precisa desinfetar o jaleco e as outras peças de roupa que foram expostas ao ambiente médico. ...
  2. 2º. Tire as manchas à mão. ...
  3. 3º. Lave na máquina. ...
  4. 4º. Não use produtos perfumados. ...
  5. 5º. Deixe secar em ambiente arejado.

É realmente necessário retirar toda a roupa, brincos, piercings, anéis, pulseiras, cordões, próteses dentárias, lentes de contato antes de ir pra cirurgia? Sim e isso também tem toda relação com a sua segurança.

Jaleco - A roupa hospitalar mais conhecida é o jaleco, também chamado de avental médico.

Opte por roupas mais leves e largas e dando prioridade aquelas que são mais fáceis de vestir para evitar esforços na região.

Continuar lendo Quem usa Scrubs?