Pode andar de moto em três pessoas?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Entretanto, em abril de 2021, entrou em vigor o artigo 244, inciso V, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que alterou esse procedimento. Com a mudança, apenas crianças acima de 10 anos e que alcancem os pés até os apoios da moto, têm permissão para andar na garupa, desde que portem o RG (Registro Geral).

As motocicletas podem ser classificadas tanto como veículos de passageiros quanto de carga, não sendo contemplada a classificação como veículo misto. Caso a motocicleta seja classificada como veículo de passageiros sua capacidade será em quantidade de pessoas, geralmente '2P'.

O delegado ressalta ainda que quem compra motos ou carros de "estouro", vendidos por terceiros, pode responder pelo crime de receptação. Além disso, é comum a venda de veículos adulterados, como, por exemplo, com peças roubadas ou com chassi "raspado".

Nunca prenda ou amarre objetos no guidão, garfo dianteiro ou no para-lama dianteiro. Por mais que, aparentemente, o objeto pareça não atrapalhar o trabalho da suspensão, o peso extra pode dificultar em manobras e causar instabilidade.

Desse modo, só é possível andar com 4 pessoas no banco de trás quando o carro é apropriado para isso. Caso contrário, está cometendo uma infração de trânsito.

O que diz a lei? Porém, o Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, ainda não tem uma especificação sobre vestimentas. Então andar de bermuda não é proibido, pelo menos não ainda.

Com a aprovação, fica proibido carregar objetos no braço e antebraço durante a condução de motocicletas e motonetas. O PL propõe que o descumprimento da determinação seja considerada falta gravíssima.

Pode viajar com 4 pessoas no banco de trás? Não. Na maioria dos carros, o banco de trás tem capacidade máxima para 3 passageiros. Desta maneira, fica proibido o transporte de 4 pessoas no banco de trás.

A Biz, Pop e a scooter Elite 125 foram projetadas para ambientes urbanos, e não possuem a reserva de potência necessária para tais trajetos.

Sistema de escape
Dessa maneira, quando isso ocorre é comum ouvir barulhos que parecem com tiros, chamados de estouros de escapamento. O defeito acontece por conta de vazamento de ar no sistema por conta de algum furo.

As causas prováveis são: Obstruções no respiro da tampa do tanque de combustível; Sujeira no filtro interno do tanque; Obstruções no filtro ou nas passagens internas do registro de combustível (torneirinha);

O fogo está relacionado com a mistura ar-combustível muito rica. Durante forte aceleração, o corpo borboleta está totalmente aberto e a injeção está pulverizando com alta pressão o combustível no coletor de admissão (ou dentro da câmara se for injeção direta).

Da mesma forma que o piloto, quem estiver na garupa deve estar vestindo os equipamentos de segurança: calça, jaqueta, botas, luvas e, claro, capacete. Se não houver todo o equipamento disponível, pelo menos, que use calça longa e calçados apropriados. Nada de rodar de chinelo.

O Código de Trânsito Brasileiro diz que um motorista comete uma infração ao dirigir “usando calçado que não se firme nos pés ou comprometa a utilização dos pedais”. Por isso, apesar de não usar em específico a palavra chinelo, um motorista pode receber uma multa se estiver com esse tipo de calçado.

Não transporte combustíveis inflamáveis ou tóxicos
Outro ponto muito importante que deve ser mencionado é a proibição do transporte de combustíveis inflamáveis ou tóxicos, bem como de galões com líquidos, nas motos usadas para transporte de passageiros.

Como já dissemos, a multa para quem não utilizar o dispositivo de retenção para crianças adequado segue valendo. Ela é prevista no Artigo 168 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Nesse caso, a infração, de natureza gravíssima, tem valor de R$ 293,47 e soma sete pontos na CNH do motorista.

Pode rodar com a tampa traseira aberta? A prática é permitida quando o comprimento do item ultrapassa o do compartimento de carga. Nesse caso, além da sinalização mencionada acima, o item não pode ultrapassar 60% da distância entre os eixos do automóvel.