Pode amamentar o marido?

Perguntado por: rmoraes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Vale lembrar que a prática de uma mulher amamentar o filho da outra é contraindicada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois oferece risco de transmissão de doenças infectocontagiosas, como o HIV/AIDS, sobretudo para as crianças.

A lactação induzida é um processo para gerar leite humano em pessoas que não estejam gestando - como casais homoafetivos, mulheres trans e mães que vão adotar. A jornalista Ana Fritsch, 44 anos, se encaixa nesse último grupo.

Você sente uma pressão, sensação de formigamento ou uma fisgada no seio imediatamente antes de amamentar o bebê ou durante a mamada. O leite pinga dos seios quando você pensa no bebê ou ouve seu choro. O leite pinga do outro seio quando seu bebê está mamando.

Imagine que você não tem filhos ou já parou de amamentar há muito tempo e, para sua surpresa, começa a excretar leite. Essa condição chama-se galactorreia que ocorre por diversas razões, que vão de uso de medicamentos até tumores na hipófise.

O que fazer
Você deve prestar atenção e ver o que está fazendo para reacender o erotismo com sua esposa. Uma ideia é dizer coisas amorosas e sexy para ela. É das pequenas coisas que podem surgir os grandes momentos românticos.

As posições mais comuns para amamentar são: deitada de lado na cama; sentada com o bebê deitado no colo; sentada com o bebê na posição de cavalinho. É preciso alternar os seios para que não esvazie totalmente de um lado e o outro fique cheio demais.

Sendo assim, as mamas dos homens apresentam ductos pequenos, sem a presença de lóbulos e alvéolos, com pouca quantidade de tecido fibroadiposo. Já a aréola geralmente é bem desenvolvida, mas a papila mamária é pequena em comparação com a das mulheres.

Um desiquilíbrio hormonal, diminuição da testosterona (hormônio masculino) ou aumento do estrogênio, faz com que o resquício de glândulas mamárias existente abaixo dos mamilos dos homens se desenvolva. Muitas vezes não se identifica uma causa para o crescimento das mamas masculinas, também conhecido como ginecomastia.

O termo para esse fenômeno é galactorreia, caracterizada pela produção de leite a partir de tecido mamário que não possui relação com gravidez ou lactação. Galactorreia é muito mais comum em fêmeas (2), mas pode raramente ocorrer em machos.

Bebês saudáveis podem não mamar muito nas primeiras 48 horas. Eles usam sua reserva de energia até que os níveis de leite da mãe comecem a aumentar a partir do segundo dia. A mãe deve oferecer seu seio ao bebê sempre que ele estiver acordado e apresentando sinais de que quer se alimentar.

A partir de agora, com o dispositivo legal, todas as mães lactantes têm o direito à amamentação assegurado em todas as instituições do sistema federal de ensino, independentemente da existência de locais, equipamentos ou instalações reservados exclusivamente para esse fim.

O que poucos sabem é que o leite materno é umami. Conhecido como o quinto gosto do paladar humano, o umami está ao lado do doce, azedo, salgado, amargo, e os bebês podem sentir esse gosto logo nos primeiros momentos da amamentação.

A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação - às vezes sem nem saber que está grávida - ou então, após o período de amamentação. Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos.

Amamentar deitada causa otite no bebê? Não, amamentar deitada não pode causar otite ao bebê. Isso porque, quando o bebê mama deitado, ele fica exatamente na mesma posição à qual ele estaria se estivesse mamando no colo da mãe! Ou seja, o bebê deitado no braço da mãe também mama deitado!

De acordo com a nutricionista Dani Borges, não há nenhuma contraindicação para a ingestão de leite materno por adultos. “O que acontece é que esse alimento é para bebês.

A diferença mais óbvia entre a mama masculina e a feminina é o tamanho. Como os homens têm pouco tecido mamário, é mais fácil de observar ou sentir pequenas massas (tumores).

De forma natural, o leite materno demora cerca de 40 dias após a última estimulação para secar. O período pode ser um pouco desconfortável, já que há a possibilidade de acontecer o vazamento.