Pode amamentar o bebê dormindo?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Existem várias posições para o aleitamento materno. Importante é sempre o bebê estar posicionado de modo que a cabeça fique acima da barriga. Caso contrário, o leite pode voltar, assim que chegar ao estômago.

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir. Recém-nascidos dormem bastante, principalmente logo após a mamada. Esse intervalo é o momento ideal para a mãe relaxar, dormir ou alimentar-se.

"Caso o bebê dormiu e não arrotou, a gente prega que o bebê seja deitado de lado, garantindo que, se ele se virar, fique de barriga para cima. Eles nunca devem dormir de barriga para baixo, assim teremos risco maior de asfixia e morte súbita", explica o pediatra João Paulo Weiand.

Alguns podem dormir muito mais ou durante mais horas seguidas do que outros. Mas, em geral, um bebê pode dormir até 20 horas por dia. Você realmente precisará atentar para a idade do pequeno.

Os padrões de sono do recém-nascido podem variar, com uma grande amplitude de tempo total de sono (10 a 18 horas por dia) e o sono é espaçado durante as 24 horas do dia, sem muita diferença entre o dia e a noite. Os recém-nascidos podem dormir de 2 a 5 horas em uma única vez.

O sono do bebê não é regular
O sono do bebê de 2 meses ainda não é muito regular, apesar das mães desejarem que nesta fase eles já dormissem bastante. Contudo, é comum aos 2 meses culparmos a amamentação por uma fala expectativa que o leite artificial ajudaria a dormirem a noite inteira.

Cinco dicas para ajudar o bebê a arrotar

  1. Fique atenta aos sinais e às caretas do seu bebê ...
  2. Nunca coloque o seu bebê deitado após a mamada. ...
  3. Após as mamadas, coloque o bebê de pé para arrotar. ...
  4. Massageie as costas do seu filho. ...
  5. Coloque o bebê sentadinho no seu colo.

Caso esse ar não seja expelido, o bebê pode ter desconforto, regurgitações além do esperado, irritabilidade e cólicas. A médica indica que o neném seja colocado para arrotar sempre que mamar nos primeiros meses de vida para evitar esses problemas.

É uma situação perigosa e pode, inclusive, ser fatal. Embora comuns, os engasgos do bebê durante a amamentação exigem cuidado redobrado.

A médica explica que entre os sinais de engasgo é comum o bebê ficar arroxeado e paralisado, não conseguir emitir sons e fazer uma cara de desespero. No caso de um engasgo parcial, pode haver uma crise de tosse. “Identificados esses sintomas, ele precisa de ajuda imediata.

Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho. Quando, além desses sintomas, ocorre lábios e unhas arroxeadas e desfalecimento, a morte por asfixia é iminente”, comenta o cirurgião Wander Mattos Cardoso.

Para saber se o bebê está com frio, os papais devem sentir a temperatura do bebê tateando a pele pelas seguintes partes: Barriga, Peito e Costas, dessa forma poderá aferir se a pele está fria. Se engana quem acredita que verificar a temperatura dos bebês por meio das mãos e nos pés é o recomendado.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

De 0 a 3 meses
É normal o bebê dormir bastante nos primeiros meses e acordar com fome e/ou chorando.