Pode amamentar dois bebês ao mesmo tempo?

Perguntado por: rgomes4 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Apesar de todos os desafios que envolve, o aleitamento materno é um momento único entre mãe e bebê e, para quem tem mais de um filho pequeno, pode ser ainda mais singular. Isso porque existe a possibilidade de alimentar mais de uma criança, de idades diferentes, ao mesmo tempo: é a chamada amamentação em tandem.

Você pode experimentar várias posições para amamentar gêmeos, como a bola de futebol americano (com um bebê debaixo de cada braço), a posição paralela (com os bebês deitados sobre você, virados na mesma direção) ou a posição reclinada (com os dois deitados na sua barriga).

Aleitamento Misto Simultâneo: deve-se oferecer sempre primeiro o peito ao bebé e se, depois de acabar ambos os peitos, continuar com fome, oferece-se o biberão com o leite de fórmula. É o mais recomendado para bebés que têm problemas para ganhar peso.

O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir. É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia.

E além do risco iminente de infecção pelo HIV, causador da Aids, outras doenças também podem ser transmitidas para o bebê através do leite materno, como hepatites, HTLVs (vírus da mesma família do HIV), mononucleose (ou doença do beijo), citomegalovírus (da família do vírus herpes).

Entenda por que o leite seca
As possível causas para isso acontecer são: A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua.

1 – A mãe que amamenta não pode beber e/ou comer enquanto o bebé mama. FALSO. O único cuidado a ter é com a possibilidade de se entornar algum líquido ou alimento. É a única explicação plausível para a origem deste mito.

O que fazer para aumentar a produção do leite materno

  • Hidratar-se. Até ganhar o bebê, a mãe só precisava de água para ela. ...
  • Descansar. ...
  • Amamentar. ...
  • Aumentar o número de mamadas. ...
  • Ficar a sós na hora de amamentar. ...
  • Massagear os seios. ...
  • Dr.

“Apesar de praticamente toda mulher ser capaz de amamentar gêmeos exclusivamente, na prática isso requer disponibilidade de tempo, uma grande dose de dedicação, organização e contar com uma rede de ajuda”, afirma Roberta Ferreira Belini, enfermeira do Einstein.

R: Água é a melhor opção para preparar a fórmula.

Os consultores da amamentação dizem que é melhor não misturar o leite materno com a fórmula, porque você pode acabar desperdiçando o suado leite materno se o bebê não terminar a mamadeira.

Para identificar a sucção não nutritiva, é importante prestar atenção aos sinais e comportamentos do bebê. Geralmente, esse tipo de sucção ocorre quando o pequeno está relaxado, sonolento ou em busca de conforto. Além disso, é fácil perceber que a criança suga mais lentamente e de forma rítmica.

Cerca de 30 minutos após a amamentação, a prolactina atinge o pico máximo de concentração no sangue, o que faz com que a mama produza leite para a mamada seguinte. Assim, quanto maior for o número de mamadas, maior a quantidade de leite produzida.

Se seu bebê perdeu 10% ou mais do peso de nascimento, ou se não começou a ganhar peso entre o 5º e o 6º dia, consulte um médico imediatamente. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.

Quanto leite bebem os bebés amamentados? Os nossos estudos mostram que podem beber tão pouco como 54 ml ou tanto como 234 ml de leite em cada sessão de alimentação.

O aleitamento cruzado consiste na prática em que uma mulher amamenta uma criança que não é seu filho, um compartilhamento informal entre mães, não remunerado, podendo ser recíproco.

Amamentação e menstruação
As lactantes possuem níveis elevados de prolactina, a hormona responsável pela produção de leite materno. A presença da prolactina também inibe a ovulação, suspendo assim a menstruação. Se estiveres a amamentar, é possível que não tenhas período menstrual durante muito tempo.

O leite do começo da mamada tem uma cor transparente rico em água e anticorpos que protegem a criança de doenças, depois ele fica branco opaco pela presença de uma proteína chamada caseína e vai mudando para tons amarelos no final da mamada devido a maior quantidade de gordura nesse leite.