Pode amamentar até 4 anos?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

A amamentação prolongada pode seguir até os sete anos da criança. A doação de leite materno é um ato muito importante, com o qual muitas mulheres lactantes podem contribuir. Cada gota conta para os pequenos bebês que vão receber o leite.

O desmame vai ocorrer substituindo uma mamada por algum alimento, ou mamadeira, ou copo, dependendo da idade do bebê. Escolha uma mamada para oferecer mamadeira ou copinho em vez do peito e veja qual a reação. Quando ele se habituar, vá trocando outros horários também.

Até os seis meses de vida, o leite materno oferece todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver com saúde, além de fornecer importantes anticorpos para o amadurecimento do seu sistema imunológico.

Embora polêmica, a “amamentação” de homens adultos é mais comum do que parece. Existem sites como o dreamsofmilk e lactation.wiki com fóruns exclusivamente dedicados a responder dúvidas sobre o assunto.

Amamentar após os 2 anos é possível e traz benefícios: “é o alimento mais completo”

A amamentação prolongada ajuda no crescimento e no desenvolvimento do cérebro do bebê, reduz a probabilidade de infecções e protege contra a diabetes tipo 1 e a obesidade por toda a vida. E os benefícios não são apenas para o seu bebê.

Estresse e exaustão podem interferir na produção do leite materno — Ministério da Saúde.

A mãe passar por algum estresse importante, como a perda de um familiar, ou um susto como um assalto, pode fazer diminuir essa produção a ponto de secar o leite. Algumas medicações usadas pela mãe diminuem a produção de leite.

Se seu bebê perdeu 10% ou mais do peso de nascimento, ou se não começou a ganhar peso entre o 5º e o 6º dia, consulte um médico imediatamente. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.

Quando a mulher está amamentando, ela libera ocitocina e prolactina. O primeiro é o hormônio do amor, ele provoca sensações muito parecidas com o orgasmo, que são as contrações no útero, isso gera uma sensação que é uma resposta involuntária do corpo.

Gestação não é contraindicação para amamentação. A gestante pode continuar amamentando se assim desejar e se a gravidez for normal. Deve-se aumentar o aporte calórico e de fluídos. Muitas crianças interrompem a amamentação espontaneamente durante a nova gravidez.

O aleitamento materno prazeroso, com contato olho no olho, fortalece os laços afetivos entre mãe e bebê, trazendo confiança para a mãe, e proteção para a criança. A amamentação também é uma forma de comunicação entre os dois, e a criança aprende a se comunicar com afeto e confiança.

A primeira dica de como desmamar o bebê é diminuir o ritmo da amamentação ao longo do dia e substituí-la por uma refeição. Ou seja, em vez de oferecer o peito, a mãe deve ofertar uma fruta amassada, papinha doce ou salgada. Isso pode acontecer a partir dos 7 meses.

Não tenha pressa, faça o desmame gradualmente
Pouco a pouco você pode diminuir o período em que o pequeno fica em seu peito, até que ele próprio mame a quantidade que necessita e por um tempo menor que antes. Após o neném ficar acostumado, é garantido que ele deixará de procurar pelo seu peito na hora de dormir.

Parar de amamentar de uma vez pode trazer risco de ingurgitamento, obstrução dos ductos ou mastite, além de ser uma mudança muito brusca para o sistema digestório e imunológico do bebê. Também pode ser emocionalmente difícil para ambos.

Você buscou por pomada desmame

  • Bepantol Baby 120g. (9)
  • Creme Preventivo de Assadura Bepantol Baby. (3)
  • Bepantol Baby Creme Contra Assadura 100g e Ganhe 20g. (8)
  • Creme Preventivo de Assaduras Desitin Creamy 113g. (4)
  • Pomada para assadura Dermodex avoid, point 60g. (1)
  • Babymed Pomada Contra Assadura Amêndoas 40g. (1)

Já em relação ao sabor, o leite materno pode ficar um pouco mais “salgado”.