Pode ajustar o retrovisor na hora da baliza?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

Para regular o espelho retrovisor na hora de estacionar, abaixe-o completamente até que ele esteja apontado para o meio-fio. Lembre-se: só precisa fazer isso com o retrovisor que está do lado da via em que você vai estacionar, ou seja, vaga no lado direito, ajuste do retrovisor do lado direito.

Como regular o retrovisor: passo a passo

  1. Sente-se no banco do motorista, na posição habitual na qual dirige.
  2. Coloque o espelho retrovisor todo para fora.
  3. Traga o espelho retrovisor lentamente para dentro até aparecer parte da traseira do carro (veja 1ª foto)
  4. Repita a operação no outro espelho retrovisor.

Passo a passo de como regular o retrovisor externo

  1. Sente normalmente no banco do motorista, na posição que costuma dirigir;
  2. Posicione ambos retrovisores abertos todo para fora;
  3. Em seguida, mova-os lentamente para dentro e deixe-os de forma que apareça uma parte pequena da traseira do veículo.

Quais são os 4 pontos da baliza?

  • Sinalização com seta e braço;
  • Alinhamento do carro e truque do retrovisor;
  • Entrada e estacionamento na vaga;
  • Finalização com alinhamento do carro.

Mas a dica é simples: caso seu veículo seja com direção hidráulica, é necessário dar uma volta e meia (1,5) no volante; já se o carro for sem a direção hidráulica, é necessário dar duas (2) voltas completas no volante. Tome sempre muito cuidado para não encostar no meio fio, nem nos outros veículos do seu entorno.

Passo a passo para fazer baliza:
O primeiro passo para iniciar a baliza é acionar a seta para indicar que você vai entrar na vaga. Com isso feito, alinhe o retrovisor do seu carro com o retrovisor do veículo que estiver na vaga em frente a que você deseja estacionar, de forma paralela.

O retrovisor interno deve ser ajustado para que o condutor possa ter uma visão quase completa do vidro traseiro. Movimente-o de forma com que, ao dirigir, você não necessite mover a cabeça ou o corpo para visualizar objetos e pessoas que estão atrás do veículo, mas, sim, apenas os olhos.

Posicione bem os retrovisores
O retrovisor externo esquerdo, que é do motorista, deve dar a maior visibilidade externa possível. Comece a movê-lo para a esquerda e pare quando a carroceria sumir da imagem. Essa é a posição correta, pois, dará a você a visão máxima do que está acontecendo desse lado do veículo.

Porque o espelho central é plano, enquanto o direito (e geralmente o esquerdo) é do tipo convexo. O retrovisor convexo foi inventado no final do século XIX, mas só começou a se popularizar nos anos 1970, quando os Estados Unidos tornaram o equipamento obrigatório para o espelho do lado direito.

O espelho retrovisor interno tem o objetivo de fornecer uma visão clara da parte traseira e também deve ser ajustado para que o vidro de trás ofereça visibilidade completa.

Se quebrar o pé do retrovisor, peça de fixação do espelho na carroceria, ou apenas a capa do componente, é possível substituir esses itens por um preço bastante acessível. É importante o consumidor procurar um serviço que ofereça estoque de peças originais, para manter a qualidade do produto.

Esse sistema abaixa o espelho do lado direito assim que o motorista engata a ré. Ele serve para que o condutor enxergue o meio-fio em balizas e evite que a roda seja ralada durante a manobra. O carro obrigatoriamente precisa ter retrovisores elétricos para receber o recurso, mas seu funcionamento pode variar.

Faltas Leves (1 ponto negativo)
Não ajustar devidamente os espelhos retrovisores; Apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento; Ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor; Dar partida ao veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro.

Não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente; Não usar devidamente o cinto de segurança; Perder o controle da direção do veículo em movimento; Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.

Faltas na prova do Detran que podem reprovar
Ultrapassar o limite de três tentativas no tempo estabelecido para fazer a baliza (falta eliminatória); Não colocar o cinto de segurança (falta grave);

Não há número limite de repetições, desde que dentro do prazo de validade, de 12 meses, para obtenção de habilitação.

É importante ressaltar aos alunos que a taxa de reprova é algo exigido pelos órgãos responsáveis. Uma parte do valor pago para a autoescola vai diretamente para o DETRAN. Uma outra maneira de assegurar que o aluno pague a taxa é já incluir esse adendo no contrato de matrícula.

O tempo máximo para fazer cada uma das manobras é de cinco minutos, com no máximo três tentativas. O candidato será eliminado da prova de baliza se somar 5 pontos ou mais em faltas.

Puxe o carro um pouco para frente para ajustá-lo dentro dos cones. Observe que o carro está a menos de 50 centímetros do meio-fio, que é a distância mínima aceita Se estiver entre 15 e 30 centímetros, melhor ainda. Para finalizar a manobra, coloque no ponto morto, desligue o carro e puxe o freio de mão.

Segundo, sempre sinalize que você vai parar o carro; para isso, ligue a seta que indica o lado que você vai estacionar (seta para cima – seta para a direita, e para baixo – seta para a esquerda).

Limite de tempo
A contagem do tempo começa quando a frente do carro alcança o primeiro balizador. Dentro desse tempo, cada candidato pode fazer até três tentativas de baliza, ou seja, ele pode realizar até três deslocamentos em marcha ré.