Pode agendar para quarta a tarde por favor tem crase?

Perguntado por: iinfante . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. Ouça o texto abaixo em aúdio! De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

A forma correta é a favor, sem crase. Essa locução é sinônima de “em benefício de” ou “favorável a”. Neste artigo, vamos explicar por que a expressão não recebe acento grave.

De tarde é locução adverbial de tempo usada em relação a dia não determinado. Ex.: De tarde costumo ler e escrever. À tarde é usada quando o dia é determinado. Ex.: Ontem à tarde conclui mais um livro.

A crase deve ser usada antes da indicação de um horário ou de horas marcadas: Não consigo te encontrar às 20h. Que tal começar a festa às 21h? Sairei de casa à meia-noite.

A expressão a tarde representa o simples encontro entre o artigo definido feminino “a” e o substantivo feminino “tarde”. Vejamos alguns exemplos: A tarde estava muito ensolarada naquele dia. Por isso, decidimos sair para passear.

USO DA CRASE – TÉCNICA DEFINITIVA PARA NUNCA MAIS ERRAR!
Uma técnica que podemos usar para descobrir se uma frase leva ou não crase é trocar a palavra que segue a crase por um substantivo masculino, lembrando que se o mesmo já for masculino, não teremos crase.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

"Em frases como 'dobre à direita', 'virar à esquerda', 'comprar à vista', você utilizará crase. Já em 'comprou a prazo', a crase é proibida, já que 'prazo' é palavra masculina", ensina. A crase também é utilizada em expressões que indicam hora, nas expressões 'à moda de' e 'à medida que'.

A expressão por favor deverá ser separada da restante oração por vírgulas, podendo aparecer no início, no meio ou no fim das frases.

  1. Início da frase: Por favor, preencha o questionário.
  2. Meio da frase: Preencha, por favor, o questionário.
  3. Fim da frase: Preencha o questionário, por favor.

A forma correta de escrever esta expressão é por favor (separada), e não “porfavor”. Aliás, “porfavor” não existe como palavra oficial na língua portuguesa.

Por favor é uma expressão de cortesia usada quando se quer pedir algo a alguém. Não se deve usá-la sem a preposição por. O verbo que vier imediatamente à sua frente deverá estar no modo imperativo, usado para ordem, pedido, conselho ou apelo.

A expressão à noite indica tempo, exercendo, portanto, a função sintática de adjunto adverbial de tempo. Todo adjunto adverbial de tempo, de modo e de lugar feminino recebe o acento indicador de crase.

Vespertino se refere ao período da tarde.

“Faltam dez minutos para uma da tarde.” (Não se costuma falar para a uma da tarde, o que é mais comum no português de Portugal.) Já em outros casos, pode-se ou não empregar o artigo. “Amanhã, excepcionalmente, os bancos abrirão de uma às cinco da tarde.” Aqui, pode-se dizer da uma às cinco da tarde.

De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h. Às sete horas inicia o meu plantão.

Vejamo-las: Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”.

Na tua pergunta, quando escreves "DAS 8h", fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: " DAS 8h ÀS 12h" - com acento indicativo de crase.

“Casamento com cerimônia de dia ao ar livre combina com tecidos fluidos, estampas, vestidos curtos ou longos. Se o casamento for noturno, recomendo brilho, tecidos mais estruturados, modelagens mais elegantes (o longo é o mais utilizado) e uma maquiagem mais imponente.”

Continuar lendo Sou a favor ou a favor?