Pode adorar imagens de santos?

Perguntado por: icustodio . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

E agora que você aprendeu que as imagens de santos são permitidas e como é possível cuidá-las como ferramenta de fé, que tal montar um altar de orações especial em sua casa? Neste post você confere os 10 passos para montar um altar em sua casa.

Os que fazem imagens não prestam, e os seus deuses, que eles tanto amam, não valem nada.

Para os católicos, eles são exemplos de vida e, na hora da oração, muitas vezes caminhos para que as preces cheguem a Deus. Com imagens, folhetinhos, promessas, rezas específicas e romarias, os santos são uma das facetas mais populares da Igreja Católica.

Os Santos agem como intercessores no caminho ao encontro de Jesus. “Recorrer a Nossa Senhora e aos Santos não é idolatria, uma vez que os veneramos e respeitamos como amigos de Deus. São nossos intercessores na comunhão”, escreveu o Padre no livro “20 passos para a paz interior”.

“De um ponto de vista cristão, a idolatria é a substituição de Deus, 'a verdadeira fonte da divindade', por um objeto, coisa, animal, pessoa ou fenômeno”, conta Victor Vigneron, professor de história e mestre em História Social pela USP.

“Como Deus é de natureza espiritual, é logicamente impossível representá-lo por meio de alguma temunah. Então, Deus proibiu que se confeccionasse imagens dEle para evitar qualquer tentativa de torná-lo um ídolo, como no caso do bezerro de ouro”, completa Allan.

ter imagens de Santos dentro do quarto prejudica ou. não a sua energia, segundo o Feng Shui!

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

Celebramos, hoje, o dia de Nossa Senhora de Guadalupe. Um dos grandes sinais de Deus para os nossos tempos, é a aparição da mãe de Deus na cidade de Guadalupe, a um indígena, Juan Diego.

O 2º Mandamento deixa claro que é errado fazer imagens para adorar, ou prostrar-se diante de imagens (Êxodo 20:4-5). Isso é idolatria. Só Deus é digno de adoração, mais ninguém. Imagens não têm poder algum porque são coisas mortas, criadas por pessoas.

Os ídolos modernos ou falsos deuses podem assumir a forma de roupas, casas, negócios, máquinas, automóveis, iates e numerosos outros bens que nos desviam do caminho que conduz à deidade. (…)

Diferença entre venerar e adorar
Enquanto a veneração é uma honra prestada aos santos, uma reverência à algo que nos remete à Deus, a adoração é um culto e uma homenagem exclusiva à Deus. Adorar a Deus significa reconhecer a sua perfeição e superioridade enquanto criador e salvador.

A prerrogativa papal para declarar oficialmente "novos" santos só veio no ano 1170, em documento do papa Alexandre 3º – a doutrina católica afirma que os santos são apenas reconhecidos pela Igreja, e não criados por ela.

Para, finalmente, ser considerado santo, é preciso comprovar mais um milagre. O beato, então, é canonizado, e entra no rol das santidades da Igreja Católica.

A devoção à Maria, nossa Boa Mãe se concretiza quando depositamos nossas esperanças em sua intercessão junto a Jesus. Confira o que é essa intercessão de Maria e exemplos de invocar a ajuda e proteção. A confiança na intercessão de Maria é algo que faz parte da identidade dos cristãos de confissão católica.

Orar é fazer uma oração de maneira espontânea, improvisando as falas. Rezar é fazer uma oração já existente, repetindo uma prece pronta. Importante: existe a oração do Pai Nosso, mas a pessoa reza o Pai Nosso.

O Senhor ordenou a Moisés: “Adora a Deus, porque só a ele servirás” (Moisés 1:15). Nesta dispensação, Ele ordenou: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todo o teu poder, mente e força; e em nome de Jesus Cristo servi-lo-ás” (D&C 59:5).

A oração do santo rosário é cura para nossa alma (Lc 1,26-38)

Continuar lendo É certo adorar santos?