Por que não podemos acordar um sonâmbulo?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Sonâmbulos podem ser acordados. O inconveniente maior é que despertarão meio confusos, sem entender direito o que está acontecendo naquele momento. Assustá-los não trará o menor benefício para o controle do distúrbio. O melhor mesmo é levá-los com calma de volta para a cama a fim de que continuem dormindo.

Já nos adultos, o sonambulismo é ligado a fatores como níveis altos de estresse físico e mental. Falta de rotina para o sono, depressão, ansiedade, problemas respiratórios como apneia e asma, além de consumo de drogas ou medicamentos também podem desencadear os episódios de sonambulismo.

Lembra-se de ter sentido calafrios ou medo? De qualquer modo, acordar às 3 horas da manhã aguça (e muito!) a curiosidade das pessoas que desejam encontrar uma explicação para o fato de acordarem sempre nesse mesmo período. O sono entrecortado pode reduzir a qualidade do descanso e causar danos à saúde.

Falar enquanto dorme é um distúrbio de parassonia chamado “somniloquy” (ou fala de sono), e os especialistas não sabem exatamente por que isso acontece, afirma o Dr. Kannan Ramar, professor de medicina na Clínica Mayo em Rochester, Minnesota.

Sonambulismo. É caracterizado pela execução de atividades motoras bem coordenadas, como andar, trocar de roupa, conversar ou até mesmo dirigir enquanto dorme, embora o indivíduo não se lembre de nada após acordar.

Falar dormindo (a soniloquência) é uma forma de sonambulismo, da mesma forma que andar e até mesmo mandar mensagens de celular dormindo, diz o neurocientista Matthew Walker em Why We Sleep (“Por que nós dormimos”).

Quais os tipos de sonambulismo? Só existe um tipo de sonambulismo: aquele que acontece na fase não-REM do sono. Ou seja, é a fase do sono na qual os músculos não estão paralisados, mas não há movimento rápido dos olhos. Ela corresponde a cerca de 75% do tempo dormindo .

O sonambulismo infantil caracteriza-se por um transtorno do sono em que a criança, apesar de estar dormindo, realiza atividades como se estivesse acordada, tais como: sentar-se na cama; urinar em locais inadequados; abrir portas, janelas ou gavetas; correr; comer; falar ou sussurrar frases ou palavras sem sentido.

Frequentemente os sonâmbulos sentam-se e olham como se estivessem acordados mas estão, de facto, a dormir. Podem levantar-se e caminhar ou desenvolver atividades mais complexas, como deslocar móveis, ir à casa de banho, vestirem-se ou despirem-se.

Para os seguidores dessa doutrina, uma das provas do sonambulismo mediúnico é a visão do sonâmbulo, que caminha com olhos abertos sem de fato enxergar ou lembrar no dia seguinte do que viu.

Hora morta é o período entre 3h00 e 3h59 da manhã. É nesse espaço de tempo que muitas pessoas acordam e se sentem angustiadas ou amedrontadas sem motivos aparentes — diz-se que indivíduos que sofrem com depressão têm maior sensibilidade e são mais suscetíveis ao quase pânico promovido pela hora morta.

Dizem que quando a gente acorda no meio da noite pensando em alguém, significa que ela também está pensando em nós. Eu acho isso uma grande bobagem, dessas bobagens que eu gosto de acreditar. Se a gente não tem muito a perder o melhor é acreditar mesmo, ainda mais no meio da noite, depois de ter perdido o sono.

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

Pesquisa sugere que existem diferenças cerebrais entre pessoas que se lembram dos sonhos quando comparadas àquelas que quase nunca se recordam do que sonharam.

Além do refluxo esofágico, o engasgo noturno pode estar relacionado, também, com a apneia obstrutiva do sono. Isso pode ocorrer porque, com o relaxamento dos músculos da garganta (assim como favorece o refluxo), o caminho do ar pode ser estreitado entre as paredes da faringe e a língua.