Pode acordar o RN para amamentar?

Perguntado por: oprates . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Nos primeiros dias de vida, não tem como saber que o bebê está dormindo porque está relaxado e satisfeito ou se é um sinal de hipoglicemia, quando ele fica menos ativo. Acordar o bebê para mamar, nesse caso, é uma medida de segurança.

É bem normal que a nova mamãe se assuste ao se dar conta que o recém-nascido mama pouco e dorme muito. Nos primeiros dias, o bebê dorme durante muito tempo. Logo, pode acabar demandando pouco. Isso é normal.

Sono das primeiras primeiras semanas de um recém-nascido
Os bebês podem dormir de 16 a 20 horas por dia, em períodos de 3 a 4 horas.

"Não há nada de errado em um bebê dormir por mais horas seguidas durante a noite, é até importante para que ele estabeleça hábitos diurnos. Como a glândula pineal, que exerce ação reguladora, ainda está imatura, ele é incapaz de reconhecer dia e noite.

Sim! É normal que os recém-nascidos durmam muito nos seus meses iniciais de vida, principalmente nos primeiros dias. Eles dormem bastante por um bom motivo: o sono é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, do Sistema Nervoso Central e da memória do bebê e, por essa razão, deve ser priorizado pelos pais.

Os responsáveis pela pesquisa acompanharam 298 recém-nascidos durante os seis primeiros meses de vida e observaram que, para cada hora acrescentada ao sono noturno — período entre 19 horas e 8 horas, os bebês passaram a ter um risco 26% inferior de engordar.

“Os sintomas, quando presentes, são inespecíficos podendo ser apatia, recusa alimentar, náuseas, vômitos, choro débil, irritabilidade, tremores finos de extremidades, extremidades arroxeadas, aumento ou diminuição a frequência cardíaca, parada respiratória e convulsão.

Se o seu recém-nascido dorme muito, ou seja, mais do que 19 horas por dia, é importante acordá-lo para trocar a fralda, mamar e interagir um pouco: essa interação pode acontecer nesses mesmos momentos.

Recomenda-se que o bebê fique sentado ou o mais próximo disso para que ele fique mais ativo e alerta. Além disso, a mãe pode também variar as posições. Outra técnica para estimular uma sucção nutritiva que evita a sonolência na criança é realizar compressão na mama durante a amamentação.

O seu recém-nascido ainda não entende os conceitos de “dia” e “noite”. Durante as primeiras semanas de vida, os bebês ainda não têm o ciclo circadiano estabelecido, o que começa a acontecer a partir dos 3 meses, quando o corpo passa a produzir a melatonina, o hormônio do sono.

É normal quando o bebê dorme muito? O bebê pode dormir mais do que é normal simplesmente devido ao seu ritmo de crescimento, quando estão a nascer os primeiros dentes ou em casos mais raros, devido a uma doença, como icterícia, infecções ou após determinados procedimentos médicos, como por exemplo uma circuncisão.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Apesar de ser um pouco estranho para nós adultos é muito normal que o bebê recém-nascido durma muito nos seus primeiros meses de vida. A expectativa é que o bebê durma cerca de 16 a 20 horas por dia! Acordado, ele demanda suas horas para mamar, interagir com o ambiente e fazer suas necessidades fisiológicas.

Colocar o bebê para mamar, por exemplo, é uma boa opção de solução momentânea. Isso porque o ato de sugar pode reduzir o reflexo do diafragma. Também é importante ter atenção à posição da criança no momento em que ela está mamando, se certificando que o pequeno esteja com a cabeça mais elevada.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Segundo o pediatra Dr. David Geller, a maioria dos bebês começa a sorrir socialmente entre 6 e 12 semanas de idade. A princípio, esses sorrisos sociais serão raros e distantes entre si, mas aos 5 ou 6 meses de idade, muitos bebês dão sorrisos que iluminam os lugares e atraem estranhos no supermercado.

Depois de algum tempo que o bebê está mamando no seio, ele vai sugar todo o leite anterior e aí começa a sugar o leite posterior. Esse leite posterior é rico em gorduras e muito calórico, ou seja, é ele que irá fazer o bebê engordar e ganhar peso.

Sinais de que seu bebê está com fome

  1. Abrir a boca virando a cabeça pode ser sinal que seu filho está procurando o seio;
  2. ao chutar ou elevar a mão próximo à boca, mais agitado;
  3. se estiver dormindo e começa a murmurar e a se mexer pode estar próximo de acordar para se alimentar;
  4. Cerrar os punhos.