Pode acelerar na curva?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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Lembre-se: mantenha a velocidade constante durante toda a curva, sem acelerar nem brecar, pois o veículo perde aderência. E, nas curvas fechadas e em declive, reduza a marcha.

É verdade que não pode trocar marcha ou frear durante uma curva? E se precisar? Bom, a verdade é que não se deve trocar marcha ou frear durante uma curva, mas isso não é impossível: tudo depende do domínio que você tem da moto.

Controle sobre as curvas
No final da curva, acelerar um pouco mais ajudará a impulsionar a moto e proporcionará uma saída mais segura.

Essa prática é perigosa para com a embreagem do carro, pois o disco pode inclusive se quebrar.

Frear durante a curva pode tirar o veículo da faixa de rolamento ou até mesmo travar as rodas. Caso seja preciso frear durante a curva, pise levemente no pedal. Do contrário, o pneu do veículo perde a aderência no asfalto devido à força centrífuga, que tende jogar o carro para fora da pista.

O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor. AO PASSAR POR UM BURACO, DEVO ACIONAR A EMBREAGEM.

Chamamos de poligonal toda curva formada por segmentos de reta. Uma poligonal pode ser dita aberta, quando tiver extremos, ou fechadas, caso contrário.

Ventos muito fortes vindos de frente são perigosos, você deve reduzir a velocidade rapidamente. Em caso de ventos transversais ao carro, abra as janelas e fique sempre atento. Nunca faça movimentos repentinos, eles podem causar a perda de estabilidade.

Se você já estiver em movimento, pode ser que seja possível subir uma ladeira até em terceira marcha e, caso o motor perca força, você pode reduzir para segunda ou até a primeira marcha.

Qual marcha usar para subir uma ladeira
Isso depende muito do carro e de suas relações de marcha. Modelos com muito torque em baixas rotações podem encarar ladeiras em segunda ou até mesmo na terceira marcha. Porém, em carros mais fracos ou com marchas mais longas, pode ser preciso ir na primeira marcha.

Utilize a primeira marcha
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.

Frear durante uma curva necessita de mais esforço da tração dos pneus da moto. Caso precise frear e parar em uma curva, endireite a moto antes de parar completamente. Se estiver inclinado ao parar, as chances de cair são muito grandes. É importante também não desacelerar de uma vez.

Então pisar no pedal do acelerador com o carro desligado não faz absolutamente nada no seu carro "moderno". Já no carro antigo, carburado, pisar no acelerador vezes demais podia afogar o motor, ou seja, mandar tanto combustível para dentro que ele não consegue entrar em funcionamento durante uns minutos.

Fazer arrancadas bruscas
No entanto, é fato que esse costume em longo prazo prejudica bastante vários componentes da moto, como é o caso do kit de embreagem, sistema de transmissão, pneus, motor etc.

Pular uma ou mais marchas serve somente para reduzir, nunca para aumentar marchas e vamos explicar o porquê. Como mencionado anteriormente, a função das marchas é liberar o motor para ter mais giros, fazer o carro rodar com velocidade e mandar esse “aviso” para as rodas.

Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

Ao apertar a embreagem rapidamente e soltar (com a marcha engatada), o carro corre mais? Não. O que acontece é um tranco provocado pela retomada da aceleração do motor. Ao acionar a embreagem, ocorre o desvinculamento rápido do motor com o câmbio e, consequentemente, com as rodas.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

Atenção: é preciso passar pela lomba de segunda marcha e sem pisar na embreagem.

Utilize a embreagem apenas quando for dar a partida e trocar de marchas. Evite deixar o pé no pedal por muito tempo principalmente quando estiver parado ou como “apoio” para os pés enquanto dirige. Isso superaquece o sistema e pode provocar o lixamento de disco.