Pode acelerar a moto no neutro?

Perguntado por: asalgado8 . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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Usar a moto no neutro (ponto morto) ou na “banguela” não gera economia de combustível! Para economizar combustível na moto, em lombadas, pare de acelerar até perder a velocidade, sem a necessidade de acionar os freios. Em descidas, deixe a moto engrenada e evite consumo desnecessário.

Fazer arrancadas bruscas
No entanto, é fato que esse costume em longo prazo prejudica bastante vários componentes da moto, como é o caso do kit de embreagem, sistema de transmissão, pneus, motor etc.

mas o benefício é que você corta de giro e neutro a moto não ocorre o perigo de e a moto virar galera não vai acabar disco e você não vai vir a moto que você pode.

Dica importante: nunca acione o acelerador para ajudar na partida, mesmo nas carburadas.

VELOCIDADE – No corredor formado por carros parados ou quase, a velocidade deve ser baixa, no máximo 20 ou 30 km/h. Caso o fluxo do trânsito seja normal, o motociclista deve rodar no corredor a uma velocidade levemente superior à do trânsito cerca de 10 ou 15 km/h a mais, e nunca além do limite estabelecido para a via.

Quando você dirige em ponto neutro, danifica o sistema de freios e, principalmente, o câmbio do carro. Isso acontece porque a caixa de marcha não recebe mais a lubrificação que precisa para manter o sistema funcionando. E a consequência disso é que o sistema pode travar a longo prazo.

O neutro serve, basicamente, para pequenos deslocamentos emergenciais — como empurrar o carro para fora da via em uma pane seca. Ficar mudando o seletor de marcha a cada parada pode danificar a transmissão, pois a tendência é que o motorista selecione Drive e acelere imediatamente assim que o semáforo abrir.

Atenção: é preciso passar pela lomba de segunda marcha e sem pisar na embreagem.

Os motores das motocicletas são menores do que os de carros e podem se desgastar mais rapidamente. É muito importante verificar sempre o nível de óleo (através da vareta ou no próprio painel, em alguns modelos). Saiba que rodar muito tempo com pouco óleo pode afetar diretamente o funcionamento da sua moto.

Controle sobre as curvas
No final da curva, acelerar um pouco mais ajudará a impulsionar a moto e proporcionará uma saída mais segura.

Moto no neutro gasta gasolina? Usar a moto no neutro (ponto morto) ou na “banguela” não gera economia de combustível! Para economizar combustível na moto, em lombadas, pare de acelerar até perder a velocidade, sem a necessidade de acionar os freios. Em descidas, deixe a moto engrenada e evite consumo desnecessário.

Tirar de giro faz com que o motor trabalhe num regime de rotações para o qual não foi projetado, por isso que os giros são limitados eletronicamente. Ao insistir em acelerar tudo, a vela, as válvulas, a camisa do cilindro, o pistão, a biela... Peças fundamentais do motor irão, literalmente, sofrer.

Para uma moto mais econômica, pelo menos a cada 2.000 km verifique o filtro de ar e limpe (ou troque) se for necessário. A sujeira impede a perfeita “respiração” do motor e aumenta o consumo. Também não retire o filtro de ar, porque pode acelerar o desgaste do motor, especialmente de pistão e anéis.

Além de desgastar de modo prematuro o componente, isso aumenta o consumo de combustível, reduz o desempenho e faz o motor durar menos. A embreagem administra a força enviada à roda pelo motor.

Para quem tem o costume de ficar acelerando a moto com a embreagem apertada, pode ter certeza de que algum problema pode ter surgido por conta disso. A embreagem serve para fazer engates e desengates rápidos, como as trocas de marcha, e ficar com ela apertada por muito tempo só aumenta o desgaste da peça.

Por causa de sujeira no bico injetor ou mau funcionamento, ocorre o impedimento da partida da motocicleta, além de um maior gasto de combustível e de possíveis falhas na aceleração.

Mais um modelo japonês na lista, a Hayabusa ganhou fama mundial ao ser a primeira moto que rompeu a barreira dos 300 km/h no seu lançamento, em 1999. Ela ganhou uma nova versão em 2008 e, agora, em 2021, deve receber uma terceira geração — ainda mais rápida.

Com exceção dos ciclomotores de até 50 cc, qualquer motocicleta, com documentação e manutenção em dia pode circular livremente pelas estradas do país.

Não há impedimentos no Código de Trânsito Brasileiro para o corredor de motos; entenda. De acordo com a legislação de trânsito, não há impedimento legal.

E, ela funciona como um comando liga e desliga a transmissão do motor. Ao apertar a alavanca, mesmo que a moto esteja engrenada, você estará colocando o veículo em ponto morto.