Pode abreviar nome próprio?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.

São abreviados ou não, conforme tabela. quando simples nunca se abrevia; quando composto de duas palavras é abreviado, se necessário, o primeiro nome, colocando sua letra inicial, e o último não se abrevia.

Nesse caso, seu nome seria abreviado como SILVA, F.L. da.

O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.

O nome Francisco poderia ser abreviado Fran.co, muitas vezes com uma linha reta acima da abreviação. Abaixo estão alguns exemplos deste tipo de abreviaturas retiradas dos registros.

As pessoas batizadas com este nome, normalmente, recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares como Duda.

Sigla é a representação abreviada de um nome composto, geralmente por meio de suas iniciais. As siglas com até três letras são grafadas em maiúsculas: SUS, PFL, DOU, PM, OAB, USP, PUC, MEC, CEP, MP, URH, ME.

Ex: Anto = Antônio. Mais raramente, é usado um símbolo. Ex, Xto = Cristo.

Ao promover publicamente seus serviços, em quaisquer meios, é obrigatório que a(o) Psicóloga(o) apresente seu nome completo e o registro profissional (Nome Completo + CRP-08/XXXXX), não podendo abreviar ou omitir seu sobrenome, ou então utilizar apelidos.

Victor Hugo de Melo EMENTA: Abreviar nome ou sobrenome no carimbo, na assinatura ou em qualquer documento médico pode ser realizado, desde que o número de inscrição no CRM seja legível e que o emissor possa ser identificado. Supressão do nome do médico não é recomendado.

“O que se verifica é a 'cultura' de sempre colocar o sobrenome do pai ao final, mas nada obrigatório”, explica Lucas Braga, do escritório Freire & Braga advogados. Outra regra que não existe é aquela referente à obrigatoriedade apenas do sobrenome paterno, sendo o da mãe opcional.

Indicar o(s) autor (es) pelo último sobrenome, em letra maiúscula, seguido(s) do(s) prenome(s), abreviado(s). Com mais de três autores: Exemplo: GONZAGA, J. et al.

Mui(to) Digno = M.D. Nossa Senhora = N.Sª, N.Sa. Nosso Senhor = N.S. padre = P., P. e, Pe. pároco = Pár.º, paro.

Prenome é o seu primeiro nome; Sobrenome é o seu último sobrenome; Nome do meio: Coloque todos os seus sobrenomes entre o primeiro no e e o último sobrenome .

Significado de jr: Abreviação de júnior. Serve para designar a pessoa mais nova.

Como deve ser feito o preenchimento dos campos de nome e sobrenome do autor? Normalmente, o campo de sobrenome dos autores deve ser preenchido com o último sobrenome do autor. Contudo, nos casos em que constar informações como Filho, Neto, Júnior, deve-se registrar também o sobrenome que antecede essa informação.

Evite abreviar nomes de cidades. Se for necessário, por redução de espaço, use em título, infográfico e crawl as abreviaturas: BH, para Belo Horizonte; NY, para Nova York; Rio, para a cidade do Rio de Janeiro (use RJ para o estado); Não use BSB para Brasília.

SJC Sao Jose dos Campos, ... Mas "poderia ser" é chute. As três letras constarão em meio físico (placas) e digital, não podem ser arbitrárias.

M.A. Essa sigla significa “Master of the Arts”, ou “mestre das artes”. É atribuída a quem conclui o mestrado nas áreas que chamamos de Humanas. Em geral, quem conclui a graduação, recebe o grau de “B.A.” e segue estudando em sua área recebe em seguida o grau de “M.A.”