Pode abreviar Júnior?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 16 votos

Vale lembrar que não constituem sobrenome, mas não podem ser abreviados, os complementos Filho, Júnior, Neto, Sobrinho, entre outros, que indicam uma ordem ou relação de parentesco.

Não é possível abreviar o último sobrenome porque ele é o principal. Judicialmente você poderia alterar a posição de seus sobrenomes (forma utilizada para quem não gosta do último sobrenome). Por exemplo, é possível alterar MATEUS CARRARO DA SILVA para MATEUS DA SILVA CARRARO.

Regra geral, as palavras abreviam-se com um ponto. A seguir a esse ponto, deve haver um espaço, tal como aconteceria se a palavra não tivesse sido abreviada (ex.: Paulo Mendes = P. M.). Esta seria a forma inatacável de abreviar.

Ao redor do mundo, o nome Júnior pode ser encontrado como nome próprio especialmente na República Democrática do Congo, no Haiti, na Libéria e no Congo. As pessoas que recebem esse nome costumam ser afetivamente chamadas pelo apelido "Ju" ou "Juninho". Júnior é também um substantivo antônimo de sênior.

É um nome utilizado para rapazes, mas pode ser utilizado em garotas que possuem o mesmo nome das mães também. A abreviação “Jr” é utilizada com frequência e é um sinônimo. Junior é um nome de origem romana, utilizada por grandes generais e pessoas da nobreza quando tinham grandes feitos.

Para saber abreviar corretamente uma palavra é simples: escreva a primeira sílaba e a primeira letra, seguidas de ponto final abreviativo. Se a primeira letra da segunda sílaba for uma vogal, a abreviação irá até a consoante.

Nesse caso, seu nome seria abreviado como SILVA, F.L. da.

Nomes femininos: É meu hábito começar pelo nome próprio para caracterizar imediatamente o género, como atenção particular. Exemplo: em Maria Helena Henrique Cardoso, abreviaria para: Maria Helena Cardoso; ou, mais abreviadamente ainda: M. ª Helena Cardoso.

"Conforme a nova legislação de registros públicos, não é possível que se invente um sobrenome.

Abreviações e rubricas são permitidas. A única restrição é acrescentar nomes que não estejam registrados na certidão de nascimento.

Victor Hugo de Melo EMENTA: Abreviar nome ou sobrenome no carimbo, na assinatura ou em qualquer documento médico pode ser realizado, desde que o número de inscrição no CRM seja legível e que o emissor possa ser identificado. Supressão do nome do médico não é recomendado.

Siglas são formadas pelas letras iniciais de outras palavras. Quando uma sigla pode ser lida como uma nova palavra, e não necessariamente letra a letra, pode ser chamada também de acrônimo.

Uso de Abreviatura de nomes de santos:
A abreviatura recomendada para Santo e Santa é "S.", e não "Sto." ou "Sta.".

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinojúniorjuniores
Feminino

Por que o filho que herda o nome do pai é chamado de júnior? A origem da palavra é latina. Iuvenis significa jovem e iunior, que depois se transformou em júnior, quer dizer o mais jovem.

junior {adj.}

Em SP é plenamente possível registrar "Junior" como prenome e não somente como agnome.

Ele também é encontrado em outras culturas, embora possa ter variações na pronúncia e na grafia. O termo “Júnior” é frequentemente utilizado como um sufixo adicionado ao nome de uma pessoa para indicar que ela é o filho homônimo do pai.

Júnior é utilizado para distinguir um filho com o mesmo nome do seu pai. O Júnior deve ser um filho do pai, não um neto.