Para quem sofre hemorroidas pode fazer o exame de colonoscopia?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

A hemorroida deve ser diagnosticada pelo médico durante o exame físico, e complementado com a anuscopia e ocasionalmente com a colonoscopia. A colonoscopia permite avaliar o intestino grosso e o reto, identificando se há outras causas para o sangramento.

HEMORROIDA: O QUE NÃO SE DEVE FAZER EM CASA

  • Nunca fure a hemorroida com agulha ou outro instrumento cortante. ...
  • Nunca use medicamentos locais por conta própria. ...
  • Não tente aliviar a crise com alternativas que podem machucar a região. ...
  • Não acredite em receitas milagrosas com ingredientes caseiros.

Portanto, é importante consultar um médico para um diagnóstico correto. Se você tiver sintomas como sangramento retal, dor ou desconforto anal, ou mudanças no hábito intestinal, o médico provavelmente fará um exame físico para verificar sehemorroidas ou outros problemas na região anal.

A colonoscopia virtual (CV) é um exame de raios X especial do cólon, que utiliza a tomografia computadorizada (TC) de baixa dose. É um procedimento menos invasivo que uma colonoscopia convencional, pois não necessita de sedação. A CV procura pequenos pólipos dentro do cólon que podem se transformar em câncer de cólon.

Na vigência de uma diverticulite, não é recomendado fazer colonoscopia pelo risco de ruptura do divertículo”, alerta. No entanto, depois do tratamento e melhora da inflamação, o paciente pode fazer o exame, que vai avaliar as condições do intestino.

A hemorroida causa inflamação e inchaço nas veias da região anal, provocando desconforto e dor nos pacientes acometidos pela doença. A condição pode ser caracterizada como interna — quando ocorre apenas dentro do ânus ou na parte inicial do reto — ou externa, quando atinge a abertura anal e a parte de fora do ânus.

O último estágio representa um caso mais grave: é quando a hemorroida não retorna ao seu local de origem nem mesmo com ajuda. Com isso, as veias dilatadas permanecem expostas, vulneráveis ao contato com o ambiente externo, sofrendo constantes irritações. Como consequência, hemorroidas deste grau causam dor intensa.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
“Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim”, diz a médica.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Faça banhos de assento com água morna de duas a três vezes ao dia. Respeite a necessidade de evacuar e vá ao banheiro assim que a vontade surgir. Adote uma dieta saudável, com bastante água e alimentos ricos em fibras. Faça compressas geladas para aliviar a dor e eliminar o inchaço.

Hemorróidas são nódulos localizados na borda do ânus devido à dilatação das veias e congestão de sangue. Inicialmente localizada no interior do ânus (hemorróidas internas), mas mais tarde pode exteriorizar (hemorróidas externas). Eles não são perigosos, mas podem se tornar muito desagradáveis.

Fezes finas e longas
Esse sintoma depende da localização do tumor e do seu tamanho, sendo mais comum em casos já avançados. O câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato, tornando-as mais comprimidas, alongadas e finas.

A doença pode causar dor no reto se o tumor estiver nessa localização. Sintomas como anemia, fraqueza e perda de peso podem aparecer. O tratamento de câncer colorretal varia de acordo com a localização e a extensão do tumor, além das condições clínicas do paciente.

CONCLUSÃO: Os pacientes preferiram a CTC à colonoscopia, não havendo relação estatística com o grau de distensão colônica na CTC e a eficiência do preparo intestinal.