Para quem quer ganhar massa muscular pode fazer esteira?

Perguntado por: alima . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Muitas pessoas ainda pensam que para ganhar massa muscular é preciso focar apenas na musculação. No entanto, os exercícios em esteira podem auxiliar no ganho de massa muscular, já que é preciso conciliar os exercícios anaeróbios (musculação) com os aeróbios (corrida).

Em um treino HIIT na esteira, por exemplo, após fazer 5 minutos em ritmo bem leve para aquecer, você deve correr por 30 segundos em alta velocidade e caminhar por 30 segundos. Repita a sequência 10 vez, até completar 15 minutos de treino.

Não há problema algum em praticar a corrida. Seria interessante, dada sua facilidade em emagrecer, que você fizesse um trabalho muscular para evitar a perda de massa magra, que acontece quando praticamos apenas exercícios aeróbicos. Além disso, você também anda cuidando de sua alimentação. Você está de parabéns!

O cardio de alta intensidade parece ser mais favorável se você estiver interessado em carregar mais massa muscular em seu corpo. E pode ser alternado com cardio de baixa intensidade para os benefícios de melhora da recuperação.

Caminhar, correr em uma esteira, além de ser uma forma fácil e eficaz, trabalha vários grupos musculares, como: Glúteo Máximo (que faz o contorno) Quadríceps (que faz a extensão do joelho e ajuda a absorver o impacto do peso durante a corrida) Panturrilha.

Para quem tem como foco a construção e crescimento muscular, o recomendado é praticar o exercício aeróbico após a musculação . Isso está ligado ao fato de que, se realizada antes, a corrida pode acabar consumindo energia e glicogênio, fontes essenciais para o desenvolvimento de força e ganho de massa muscular.

A necessidade de fazer esteira todo dia é uma dúvida muito comum entre pessoas que querem perder peso. Não recomendo fazer, nem aeróbicos médio e longos de baixa intensidade pra perda de gordura, se for pra seu lazer e por prazer é tolerável, mas já é sabido que não são a melhor estratégia pra eliminar gordura.

Logo, a recomendação é realizar a musculação antes do treino aeróbico. Caso o propósito principal seja emagrecimento e melhora do condicionamento cardiorrespiratório, o ideal é praticar primeiro o aeróbico. É necessário também, se atentar a quanto tempo se gasta com os exercícios aeróbicos.

Para quem deseja aumentar o tamanho da perna, a corrida mais indicada deve ter baixa duração, pois quanto maior a intensidade, maior será o esforço muscular. Sendo assim, tenha em mente que corridas longas com duração maior do que quinze minutos podem resultar no efeito contrário ao desejado.

Apesar da caminhada ser uma excelente atividade física, isoladamente ela não consegue provocar um ganho de massa muscular, nem mesmo nos membros inferiores. Os músculos são formados por fibras que, ao receberem estímulos, reagem para se adaptar ao estresse e, assim, crescem.

Os exercícios aeróbicos são muito comuns e eficientes para quem quer perder peso. Mas será que ele pode atrapalhar o ganho de massa muscular? Na verdade, isso é um mito, pois ele é um importante aliado no treino anaeróbico.

Sim, sendo capaz você pode, mas é essencial adaptar a duração dos exercícios e sua intensidade para encontrar o equilíbrio perfeito. No entanto, é igualmente válido não fazer cardio todos os dias, mas sim usar uma rotina de exercícios específica para dois ou três dias da semana, de maior duração e intensidade.

Sim, é verdade que o exercício aeróbico é eficiente para quem tem o objetivo de perder peso. Mas se engana quem pensa que a massa muscular será perdida com os treinos aeróbicos. Acredite, ele é um importante aliado no treino anaeróbico. Ou seja, um complementa o outro.

Treino adequado
Se você quer alcançar a hipertrofia muscular, precisa se dedicar aos seus treinos de musculação, se exercitando 2 a 6 vezes na semana. Caso você treine menos do que isso, as adaptações voltam à estaca zero. Portanto, se você mantiver uma regularidade para se exercitar, mais rápido verá os resultados.

Tonifica os músculos; Ajuda a diminuir a pressão arterial; Melhora a circulação sanguínea; Amplia a capacidade pulmonar.