Para quem quer emagrecer pode comer pão?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

De acordo com a profissional, o pão pode ser ingerido mesmo em dietas de baixo consumo de carboidratos. "Até porque é uma fonte de energia, principalmente para quem faz atividades físicas", diz.

Sim, é isso mesmo que você leu, o pão pode fazer parte da dieta todos os dias, basta apostar em recheios e acompanhamentos que controlem o seu índice glicêmico, além de saber escolher suas melhores opções.

1. Pães e massas. A farinha refinada branca é uma das principais inimigas de quem quer manter o peso adequado e evitar a barriguinha. Os alimentos com esse ingrediente, como pães e massas, têm carboidratos mais suscetíveis à fermentação que levam aos gases e distensão abdominal.

Assim, algumas possibilidades para substituir o pão do café da manhã são:

  1. Omelete. Esta opção pode ser preparada sem gordura e é uma boa oportunidade de se agregar proteína e legumes. ...
  2. Tapioca. A tapioca contém carboidrato de baixo índice glicêmico e libera os níveis de açúcar lentamente no sangue. ...
  3. Panquecas. ...
  4. Cereais.

Não existe uma refeição em que o pão engorde menos ou mais.

É saudável comer pão com ovo? Essa é uma dúvida muito comum, já que essa é uma receita que tem a fama de ser “ruim” para a saúde. Logo de cara, adiantamos que isso não passa de um grande mito. A verdade é que o ovo é um alimento muito saudável, cheio de nutrientes que ajudam no equilíbrio do nosso organismo.

O pão com ovo também passa na lista de itens aprovados pela nutricionista para o café da manhã. A receita é fonte de proteína e carboidratos, dois macronutrientes essenciais para a refeição. “É uma combinação bem interessante e que dá uma maior saciedade”, completa.

Globo News - Comer até dois pães por dia não traz problemas, diz nutricionista.

Apesar de teoricamente o arroz apresentar um valor mais reduzido de calorias, comparativemente à massa, a Mayo Clinic salienta que ambas as versões são saudáveis quando consumidas moderadamente e sem adição de molhos e temperos, sublinhando ainda que quem pretende emagrecer deve dar predileção às versões integrais já ...

Tendo em vista as informações acima, podemos entender que a partir do ponto de vista calórico, o que engorda mais entre arroz ou feijão é o arroz.

Alguns exemplos são as sementes de linhaça, aveia, gérmen de trigo, brócolis, abacate, maçã com casca, chia, banana, laranja, lentilha, feijão etc. Coloque esses alimentos no seu cardápio e você terá excelentes aliados para secar a barriga.

O que jantar para emagrecer?

  1. Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  2. Fontes de proteínas vegetais;
  3. Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  4. Frutas com menor teor de açúcar;
  5. Bebidas vegetais sem açúcar;

“Em relação ao pão integral, a tapioca é inferior nutricionalmente. O pão integral tem uma boa quantidade de proteínas, fibras, é rico em minerais e vitaminas do complexo B, enquanto a tapioca nos oferece basicamente carboidratos”, comenta.

O pão integral tem menos calorias
Mas você deve ter atenção: comer a mesma quantidade de pão integral pode acabar ajudando a engordar, então recomenda-se comer 2 fatias por dia.

Essa crença de que o pão é um vilão no emagrecimento surgiu junto com a ideia de que é preciso cortar carboidratos da dieta para emagrecer. Mas a verdade é que não é o pão que faz engordar ou a ausência dele que fará emagrecer.