Para quem Jeremias profetizou?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Jeremias prega durante o reinado de Zedequias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém e que os que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão em cativeiro por 70 anos. Ele também profetiza que, nos últimos dias, o Messias voltará, reinará e coligará Seu povo.

Jeremias

No capítulo 25, Jeremias profetizou com toda a certeza que a Babilônia conquistaria Judá porque a nação rejeitara as palavras de Jeremias e de outros profetas (como Leí).

Em Jeremias 1,2 é dito que ele foi chamado por Deus quando era jovem, no décimo terceiro ano de Josias, no ano 626 antes de Cristo. Portanto, poderíamos dizer que a resposta a sua pergunta seria cerca de 30 anos.

1. Para quem Jeremias profetizou? Para Judá.

Quando Deus chamou Jeremias, na hora ele quis “dar linha e sair fora dessa fria”. Mas, não teve jeito. Jeremias disse: “Ah, Senhor, eu não sei falar, eu sou jovem.” Na hora, o Senhor disse pra ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”.

17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.

Jeremias enfrentou muitas dificuldades e oposições ao longo de seu ministério. Ele foi ridicularizado, perseguido e preso. No entanto, ele continuou fiel à sua chamada e à mensagem de Deus. Isso nos ensina que obedecer a Deus pode ser difícil e mesmo doloroso, mas no final das contas, a recompensa vem.

V. 9: Jeremias queria desistir. Não queria mais mencionar nome de Deus, muito menos pregar a sua palavra. Mas o seu chamado era como fogo que ardia dentro dele.

Jeremias 26 relata que Jeremias profetizou que o povo precisaria arrepender-se ou seria levado cativo. Devido a sua mensagem, que ainda dava alguma esperança de livramento por meio do arrependimento, os líderes de Judá quiseram que Jeremias fosse morto.

Judá

O livro de Jeremias contém as profecias, as advertências e os ensinamentos que foram parte do ministério do Profeta Jeremias no reino do sul (Judá).

Um eunuco etíope chamado Ebede-Meleque tirou Jeremias da prisão, e Jeremias apresentou-se novamente perante Zedequias. Ele lembrou o rei de que se fosse obediente, tudo ficaria bem.

Significado de Jeremias
substantivo masculino Designação atribuída ao indivíduo que chora muito ou vive a se lamentar; lamentoso. [Gíria] Diz-se da criança que acorda e chora ao pressentir que um ladrão (ou pessoa ruim) está agindo. Etimologia (origem da palavra jeremias). Do antropônimo Jeremias.

Se você quiser estar para sempre com sua família e desfrutar a vida eterna, é preciso que se case no templo. Mas o casamento no templo por si só não nos garante um lugar no reino celestial com o Pai Celestial e nossa família.

Em Jeremias 18, o Senhor Deus compara seu relacionamento com Judá da mesma maneira que o Oleiro trata o vaso. Da mesma forma que o Oleiro é capaz de fazer o que quiser com o barro, Ele é capaz de fazer o que quiser com Seu povo. O Senhor Deus pode nos moldar e nos deixar parecidos com Ele.

Jeremias freqüentemente usava objetos para ensinar sua mensagem. Ele usou um objeto em cada um desses capítulos. No capítulo 18, foi ordenado a Jeremias que fosse à casa do oleiro. Quando o oleiro faz um objeto que não fica do jeito que ele queria, ele joga o barro de volta sobre a roda e tenta novamente.

Em Jeremias 33, o Senhor Deus fala com o profeta enquanto ele ainda está preso no palácio. A direção do Senhor é que Jeremias clame em busca de respostas, porque ele será ouvido. Que MARAVILHA! O nosso Deus tem prazer em falar conosco.

A fome, a peste e a guerra grassavam na cidade, acontecimentos que encontraram Jeremias como o único escritor bíblico que presenciou a destruição da cidade, depois de um cerco de dezoito meses pelos babilônios.

Quando Deus chamou Jeremias para ser profeta (1:5), ele não queria aceitar: "Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem" (1:6). O Senhor respondeu que ele lhe daria as palavras e que ele determinaria a programação (1:7).

Jeremias é jogado em poço após pedido de Fassur ao rei.

PRINCIPAIS TEMAS DO LIVRO DE JEREMIAS
PUNIÇÃO: Por causa do pecado, JERUSALÉM foi destruída, o templo foi destruído e o povo de Judá foi levado para BABILÔNIA. O pecado não confessado traz o castigo total de Deus. DEUS É SENHOR DE TODOS: Deus é o Deus justo e soberano, que só presta contas a si mesmo.