Para quem foi dirigido o livro de Atos?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Lucas escreveu o livro de Atos para um homem chamado Teófilo (ver Atos 1:1).

A principal mensagem deste livro é o poder de Deus que renovará todas as coisas.

Teófilo seria o patrono de Lucas, a quem ele dedica o livro, segundo Matthew Henry. Albert Barnes comenta sobre a hipótese de que Teófilo não seria o nome de uma pessoa, mas teria o significado literal de "amigo de Deus", ou um homem piedoso, porém rejeita esta hipótese por causa do tratamento honorífico.

Introdução. À porta do templo, Pedro e João curaram um homem coxo de nascença.

Nele o autor trata de temas como o início da igreja, a história de perseverança dos nossos primeiros irmãos na fé – entre eles se destacam os missionários Paulo e Pedro – em meio a perseguições e o cuidado de Deus com seus servos.

O batismo com o Espírito Santo tem como propósito ainda conduzir os pentecostais a uma abertura para manifestações que não são explicadas pela razão humana. O artigo conclui que o poder do Espírito concedido aos fiéis os capacitam para o serviço ao próximo.

No livro de Atos vemos homens e mulheres iguais a nós, sujeitos a fraquezas, mas partindo da maior conquista da história da humanidade – a derrota do mundo greco-romano pelas forças de Cristo. Esta é a história dos Atos dos Apóstolos e dos primeiros crsitãos. Estas são nossas raízes.

Neste capítulo de Atos 2 Estudo, temos o relato de um dos acontecimentos mais marcantes descritos nas Escrituras Sagradas: O batismo no Espírito Santo. Depois da ascensão de Jesus e dos primeiros passos dados pelos apóstolos vistos no estudo de Atos 1.

O livro de Atos termina abruptamente, falando de Paulo como prisioneiro em Roma e continuando, mesmo como prisioneiro, a levar avante a "grande comissão" que tinha sido dada aos apóstolos por Jesus três décadas antes, "...

Podemos dizer que foi um secretário de Paulo. Sua obra encontra-se no Novo Testamento e se caracteriza na continuidade do Evangelho de Lucas com os Atos dos Apóstolos, Praticamente duas obras em uma só.

Teófilo foi provavelmente um oficial romano. Talvez isto seja ressaltado pelo fato de o autor utilizar o mesmo título, no original em grego, três vezes no livro de Atos (nessas ocorrências, traduzido como 'excelentíssimo') e nessas três vezes[2] ele se dirige a um oficial romano" (2006, p. 356).

Lucas foi o evangelista que escreveu o terceiro Evangelho e o livro de Atos dos Apóstolos. Apesar de a Bíblia não dizer muito sobre quem foi Lucas, sabe-se que ele era um médico de profissão e colaborador do apóstolo Paulo. Inclusive ele acompanhou o apóstolo em muitas ocasiões.

Calcule-se que o livro de Atos foi escrito entre os anos 80 a 85 d.C. Alguns biblistas estendem até os anos 90. Nessa época, o anúncio do Evangelho já havia atingido os diversos recantos do Império Romano, mas as comunidades estavam passando por um período difícil.

Lucas faz menção do "primeiro tratado", obviamente, uma alusão direta ao terceiro evangelho (conforme ordem na Bíblia). "Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo" diz respeito a Lucas 1.1-4, mostrando que o livro de Atos é o segundo volume.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica. Maerki vê diferenças estilísticas fundamentais nestes quatro textos.

O Livro dos Atos traça os primeiros anos da história do Cristianismo desde a ascensão de Jesus, em Jerusalém, até a prisão de Paulo em Roma. É intenção de Lucas dar continuidade à história de Jesus através do testemunho e missão dos seus primeiros discípulos.

"Atos" não é um personagem, mas o modo abreviado de nomear o livro do Novo Testamento chamado de "Atos dos Apóstolos". Esse livro foi escrito por Lucas, o mesmo autor do Evangelho Segundo Lucas. Como ele diz no prólogo (Atos 1,1), no Evangelho Lucas narra "todas as coisas que Jesus fez e ensinou desde o início".

Pedro proclamou que Jesus é o “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas a se arrepender, ser batizadas e receber o dom do Espírito Santo. Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.

Para começar, observe esse três pontos na sua obra:

  1. Linguagem: Cada público tem mais afinidade com um tipo de escrita. ...
  2. Classificação indicativa: Esse ponto é muito interligado com a linguagem. ...
  3. Gênero: Sabendo bem qual é o seu gênero é possível descobrir qual o seu nicho de mercado.

O primeiro passo na identificação do seu público-alvo é definir qual o gênero literário do seu livro e como você, enquanto autor, pode se diferenciar nesse nicho de mercado. Um gênero como o chick-lit é um nicho muito relevante que atinge diretamente o público jovem feminino.

O livro de Atos dos apóstolos é considerado como incompleto, por parte da maioria dos estudiosos, pois suas páginas continuam a ser escritas através de nossas vidas, ainda hoje.