Para quem eu pago o Simples Nacional?

Perguntado por: dmaciel5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Como dissemos acima, os empreendedores enquadrados no Simples Nacional tem apenas a obrigação fiscal de pagar uma guia de imposto mensal. Essa guia única de pagamento reúne todos os impostos para pequenas e médias empresas, que optaram pelo modelo.

Como calcular o imposto do Simples Nacional?

  1. 1º passo: calcular a receita bruta da sua empresa dos últimos 12 meses;
  2. 2º passo: identificar a alíquota e a parcela a ser deduzida;
  3. 3º passo: fazer o cálculo da alíquota efetiva;
  4. 4º passo: chegar ao valor do Simples Nacional a ser pago naquele mês.

Os boletos do DAS vencem todo dia 20 do mês subsequente ao mês de referência. Por exemplo, se você emitiu notas fiscais eletrônicas ou gerou alguma receita em fevereiro, o pagamento dos impostos deverá ser realizado até o dia 20 de março, ou no próximo dia útil se o dia 20 cair em dia não útil.

A principal diferença entre os dois é que o MEI é um tipo de empresa, enquanto o Simples Nacional é um regime tributário. Vale lembrar que os Microempreendedores Individuais (MEIs) fazem parte do Simples Nacional, mas diferente das empresas ME e EPP, possuem regras tributárias específicas referentes aos tributos pagos.

E é muito importante este pagamento, pois é através dele que o MEI poderá ter acesso a muitos benefícios. Os principais são os benefícios previdenciários. Ou seja, se não pagar, não terá direito, por exemplo, ao auxílio-doença, caso tenha que se afastar do trabalho por motivo de doença ou acidente de trabalho.

O que é o Simples Nacional? O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Acesse o site do Simples Nacional (https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/) e escolha a opção PGDAS no lado direito. Acesse utilizando seu certificado digital ou seu código de acesso. Esses passos também servem para gerar a segunda via do boleto, caso necessário.

Quem paga o Simples Nacional tem que pagar INSS? Sim, todos os empreendedores optantes pelo Simples Nacional pagam INSS, dentro da Guia única – DAS.

O DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, ou seja, é como você, empresário, vai recolher os impostos.

O Simples Nacional é um regime de tributação nacional mais simplificado que unifica o recolhimento de vários tributos em um só. Nesta opção, a empresa paga mensalmente apenas uma guia que contempla todos os tributos referentes à sua atuação: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI, CPP, ICMS, ISS.

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional serve para que o Microempreendedor Individual possa fazer o pagamento dos seus impostos e manter o negócio formalizado e em dia.

O pagamento dessa guia garante que a sua empresa esteja regularizada junto ao governo e livre de problemas fiscais. Com isso, você pode dar prosseguimento às suas atividades sem qualquer transtorno.

Isso porque o microempreendedor individual paga os menores tributos entre os tipos empresariais. No Simples Nacional, os impostos são cobrados por meio de alíquotas sobre a receita bruta, que variam de 4% a 33% de acordo com a atividade exercida pela empresa.

Como já adiantamos mais acima, sim, o MEI pode entrar no Simples Nacional. No entanto, ele não paga tributos federais (IRPJ, PIS, Cofins, IPI e CSLL). O MEI paga apenas uma guia mensal (DAS) que inclui o INSS, ICMS (para comércio e indústria) ou ISS (para prestação de serviços).

Depende. Se você for abrir uma empresa do zero, sem faturamento ou contratos que garantam um faturamento no futuro próximo, a melhor opção é o MEI pela facilidade em se pagar uma única DARF de maneira simplificada.