Para quem entregar as primícias?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Alguns dizem que as primícias devem ser entregues ao sacerdote. Isto era um fato na Antiga Aliança, mas, naquela época, os sacerdotes também recebiam diretamente para si os dízimos, porém isto não ocorre no Novo Testamento!

21 Das primícias das vossas massas dareis ao Senhor oferta alçada nas vossas gerações. 36 Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. 16 E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.

Dízimo é 10% do nosso salário e oferta é um valor voluntário que o Senhor põe no nosso coração para abençoar a Sua obra. As primícias correspondem ao que primeiro frutificou, como uma oferta de gratidão ao Senhor.

Conjunto dos primeiros produtos da terra ou de um rebanho. 3. [Figurado] Conjunto das primeiras produções (ex.: primícias literárias).

O grande significado da oferta de primícias é dar ao Senhor o MELHOR, a primeira parte e assim abençoar o todo. Ao entregar a sua oferta de primícias é necessário ORAR para estabelecer o valor e o Senhor abençoar e FÉ para crer na promessa da palavra de Deus.

Se os santos dos últimos dias não pagassem o dízimo, os quatro templos que temos aqui [em 1899] nunca teriam sido erigidos e os juízos e estatutos de Deus para a exaltação e glória não poderiam ser observados.

A razão desse nome está no período de duração dessa celebração: sete semanas. O início da festa se dá, cinqüenta dias depois da Páscoa, com a colheita da cevada; o encerramento acontece com a colheita do trigo (Dt 34.22; Nm 28.26; Dt 16.10). Dia das Primícias dos Frutos - no hebraico yom habikurim.

Nele não há variação nem sombra de mudança. 18 Por sua própria vontade, ele nos gerou por meio de sua palavra verdadeira. E nós, dentre toda a criação, nos tornamos seus primeiros frutos.

As Primícias dos Que Dormem
Como as primícias são um sinal de que a colheita já começou e que muitas ainda estão por vir, o Apóstolo Paulo está dizendo que Jesus Cristo foi o primeiro entre os mortos (os “que dormem”) a ressuscitar e que muitas outras pessoas ainda ressuscitarão.

“Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo. Não maquines o mal contra o teu próximo, pois que habita contigo confiadamente. Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal.

2 começo, início, prelúdios, primórdio.

A importância da Lei das Primícias não estava no que seria feito com a oferta, mas no princípio de ela não ser utilizada em benefício próprio. Entregar ao Senhor as primícias da nossa renda é dar-Lhe honra. É distingui-Lo. É demonstrar o lugar especial que Ele ocupa em nossas vidas.

A palavra dízimo na nova aliança é três vezes mencionada, “E disse Jesus: “ Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim a rogar, mas cumprir” (Mateus, 5:17). Há passagem bíblica em que o Senhor Jesus confirma que o dízimo tem que ser observado também pelos cristãos nos dias atuais (Mateus 23:23).

Honrar ao Senhor com os nossos bens vai além de simplesmente dar uma oferta ou uma porcentagem de nossa renda. É um ato de adoração e reconhecimento de que tudo o que possuímos vem de Deus. Ao honrá-Lo, estamos declarando que Ele é o dono de tudo e que somos apenas mordomos dos recursos que Ele nos confiou.

O Que Significa “Primícias” na Bíblia? As primícias significam os primeiros representantes de alguma coisa. Na Bíblia, as primícias se referem, por exemplo, aos primeiros frutos de uma colheita, os primeiros animais de uma cria ou o primeiro filho de um casal.

Pagar o Dízimo e as Ofertas
Recebemos mandamentos para ajudar-nos a preparar-nos de todas as maneiras para viver na presença de nosso Pai Celestial. Ele nos deu um modo de agradecer a Ele por nossas bênçãos. Nossa boa vontade em pagar o dízimo e as ofertas é uma maneira de agradecermos a Ele.

De origem judaica, a comemoração era realizada como agradecimento a Deus, pelo suprimento das necessidades do povo. Era nessa festa que o povo eleito do Senhor, realizava as entregas das primícias ou primeiros frutos a Deus (Êxodo 23:16), e por isso, também ficou conhecida como Festa das Primícias ou do Tabernáculo.

Nominalmente, o dízimo aparece pela primeira vez na Bíblia ainda no livro do Gênesis, que abre o Antigo Testamento. No capítulo 14, quando há a narrativa de que Abraão retornou vitorioso da guerra e foi tomar a bênção de Melquisedeque, enigmática figura apresentada como "sacerdote do Deus Altíssimo".