Para quem é indicado o PrEP?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

A PrEP sob demanda é indicada para pessoas que tenham habitualmente relação sexual com frequência menor do que duas vezes por semana E que consigam planejar quando a relação sexual irá ocorrer. Além disso, as evidências científicas garantem a segurança e eficácia da PrEP sob demanda somente para algumas populações.

Como o próprio nome sugere, a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é indicada e utilizada antes da exposição sexual, enquanto a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é utilizada após uma exposição sexual com indicação de prevenção do HIV.

A novidade vai custar aos interessados o valor de R$ 150,00 (o frasco com 30 comprimidos). Caso tenha uma ótima demanda, a ideia é que o produto também seja vendido em outras redes.

São elas: homens cisgêneros heterossexuais, bissexuais, gays e outros homens cisgêneros que fazem sexo com homens (HSH), pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer, e travestis e mulheres transexuais - que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol.

O tratamento é feito com três medicamentos e dura 28 dias. A PEP também está disponível no SUS. Após o início do uso da PrEP o efeito protetivo só começa após o sétimo dia de uso diário do medicamento para as relações envolvendo sexo anal.

O álcool 70% poderá substituir o prep e também poderá ser usar para remover excesso de oleosidade do gel após a cura, sem danificar o gel já curado.

De acordo com o infectologista, o uso diário da PrEP pode gerar uma proteção de até 99% contra o HIV no sexo anal. No sexo vaginal, a eficácia do medicamento é de cerca de 90%.

A PrEP já é disponibilizada no SUS (Sistema Único de Saúde) desde o início de 2018. Inicialmente, os comprimidos só eram distribuídos gratuitamente para aqueles pacientes que faziam seu acompanhamento nos serviços de PrEP do próprio SUS.

Usar a PrEP vai demandar que você faça visitas regulares ao serviço de saúde, realize exames de acompanhamento para ver se seu organismo está reagindo bem aos medicamentos e busque sua medicação a cada três meses.

Quem fez uso de alguma droga injetável não poderá mais doar sangue, devido ao elevado risco de contaminação.”

Não, a PEP não é vendida em farmácias, porém se distribui a medicação pelo SUS, desde que o paciente apresente receita médica. A PrEP também requer prescrição.

A PrEP é disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento pode ser comprado na rede privada, com o nome comercial de truvada, somente com prescrição médica.

Cerca de 20% dos seus usuários apresentam algum desconforto gastrointestinal transitório e autolimitado nos primeiros dias de PrEP, enquanto menos de 1% pode desenvolver uma alteração renal e óssea causada pelo Tenofovir, ambas reversíveis com a interrupção da PrEP.

O fármaco usado no tratamento também já estava disponível no Brasil, e custa aproximadamente R$ 290 uma caixa que dura um mês. Sendo assim, o Brasil acaba de entrar no ranking dos poucos países que disponibiliza a PrEP na rede pública de saúde, junto da França e da África do Sul.

A PrEP protege apenas contra o HIV. Não há proteção contra outras ISTs, tais como sífilis, HPV ou gonorreia. Isso significa que o acompanhamento médico é essencial quando alguém está fazendo a PrEP, para fazer o mapeamento de outras ISTs e, eventualmente, o tratamento precoce caso seja detectada.

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é um método preventivo que consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com o HIV, mas que estão expostas à infecção.

Farmacêuticos podem prescrever Profilaxias Pré e Pós-Exposição ao HIV (PrEP ou PEP)

Não. Você deve discutir este assunto com seu médico. Há vários motivos que fazem as pessoas pararem de tomar a PrEP.

Se você substituir o prep por álcool 70, vai aumentar. muito as chances de ter descolamento, pois esse. álcool tem 30% de água na sua composição. O que acontece é que o álcool evapora rapidamente e.

PEP — Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

O Prep Step 1 é um preparador da unha que deve ser utilizado na primeira etapa do procedimento, antes da aplicação do gel ou esmaltação em gel. A preparação serve para evitar o descolamento do produto.

Continuar lendo Pode tomar PrEP sempre?