Para que usar a luz negra?

Perguntado por: aaguiar6 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Esse tipo de luz é muito usado pela perícia para a análise de cenas de crime, pois alguns fluidos fisiológicos, tais como sêmen, saliva e urina, bem como fragmentos de ossos e dentes, fosforescem na presença da luz negra.

A roupa neon é uma tendência que sempre volta à moda de tempos em tempos. As cores neon, popularizadas nos excêntricos anos 80, são aqueles tons vibrantes e fluorescentes que destacam a produção e brilham no escuro quando iluminados por uma luz negra.

O que brilha na luz negra, é tudo que contém fosforo, ou seja, seus dentes, unhas, fluidos corporais, alguns espécies animais como os escorpiões e alguns invertebrados, telas de televisão, pigmentos de tintas “fluorescentes”, tecidos e outros materiais que vão desde tintas até gel para cabelo.

Como se sabe, nossa única proteção na atmosfera contra os raios ultravioleta está sendo destruída dia a dia pelo homem e sua evolução. Por isso, a exposição à radiação ultravioleta sem meios adequados de proteção pode ser danosa à pele e à saúde.

Devido a sua emissão de raios ultravioletas, os insetos são atraídos e rapidamente eletrocutados por choques elétricos eficazes. A maioria dos modelos dessas lâmpadas são 2x1, o que significa que podem ser usadas tanto para matar os insetos quanto para iluminar o ambiente normalmente.

A luz negra deve ser utilizada em ambientes escuros, sem a presença de muita luz. Essa lâmpada gera um efeito de iluminação diferente quando refletida em alguns tipos de objetos, em especial os brancos.

Até o final do verão, os pesquisadores tinham capturado um total de 8.887 insetos na armadilha de luz. De acordo com os resultados obtidos que foram apresentados na Associação Americana do Avanço da Ciência, ficou claro que as lâmpadas incandescentes tradicionais são as que mais atraem mosquitos.

Isto acontece porque os fluidos corporais, como a urina, o sangue, a saliva ou o sémen, absorvem a luz ultravioleta, ou luz negra, e emitem, em reação, luz de um comprimento de onda visível pelo olho humano, um processo a que chamamos fluorescência.

Ele tem uma substância especial para deixar o branco das roupas mais branco: quando está no sol, absorve a luz ultravioleta (invisível) e a transforma em luz comum, deixando uma camiseta, por exemplo, mais clara do que parece ser. É por isso que roupas brancas costumam brilhar na balada sob a luz negra.

Na lâmpada de luz negra o vidro transparente/branco é substituído por vidro preto. Desta forma, a luz visível produzida, que já era pouca, é quase completamente barrada. Só o que passa pelo vidro é um pouco da luz visível violeta (por isso você enxerga aquele brilho roxo) e luz UV.

As roupas brancas também são popularmente muito usadas por serem naturalmente fluorescentes, ou seja, naturalmente brilham com o efeito da luz negra, assim como os dentes rsrs.

O que é a luz negra? É uma radiação ultravioleta, ou UV. Ela está no final do espectro de luz e, por isso, não a enxergamos. Ela foi inventada pelo norte-americano Philo Farnsworth, com o propósito inicial de melhorar a visão noturna e também para identificação de documentos e dinheiro falsificados.

Fontes de luz negra podem ser lâmpadas fluorescentes, lâmpadas de vapor de mercúrio, diodos emissores de luz (LEDs), láseres ou lâmpadas incandescentes especialmente projetadas; embora as incandescentes não produzam quase nenhuma luz negra (exceto um pouco mais que os tipos de halogêneos) e, portanto, não sejam ...

Luz violeta (380 – 450nm) – trabalha a regeneração celular e o aumento do metabolismo local; Melhora da viscoelasticidade; Acelera a renovação da pele; Reduz linhas de expressão e rugas; Aumenta o nível de hidratação celular e tecidual; Controle de celulite – hidrolipodistrofia ginoide; Estimula a lipólise.

Se uma superfície é negra, por exemplo, isso significa que ela absorve mais luz do que uma superfície branca, tendendo a esquentar-se. Ao se tornar mais quente, a superfície negra também tende a emitir mais luz.

Esta é uma questão importante envolvendo os estabelecimentos que possuem armadilhas luminosas para captura de insetos. Segundo o fabricante que é nosso parceiro, a vida útil destas lâmpadas de UV-A é de 7.500 horas.

Que os raios ultravioleta fazem mal à pele quase todo mundo sabe. Emitidos pelo sol, os raios UVA e UVB, que não são visíveis, aumentam o risco de câncer de pele e causam manchas e envelhecimento precoce, em especial em pessoas de pele clara. A radiação UVB atinge a camada superficial da pele é a mais nociva ao órgão.

Normalmente, as lâmpadas anti-inseto possuem a tecnologia LED com cor amarelada ou alaranjada, ou seja, de tom quente, em torno de 1900K, que são lâmpadas que não emitem tanto calor, fator muito importante, pois alguns insetos são atraídos não só pelo tipo de luz, mas também pela temperatura que a lâmpada emite.

As cores verde, roxo, azul e branco tendem a ser ignoradas pelos insetos.

As cores vermelho, laranja, preto e ciano são as escolhidas porque correspondem aos comprimentos de onda mais longos de luz. Não se sabe ao certo se os mosquitos conseguem identificar as tonalidades como os humanos, mas que as cores que apresentam maior comprimento de onda de luz são as mais atrativas para eles.