Para que serviam esses registros sumérios?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

O seu principal uso foi na contabilidade e na administração, pois facilitavam no registro de bens, marcas de propriedade, cálculos e transações comerciais.

Peça fundamental em qualquer imóvel, o registro é responsável por controlar o fluxo ou bloquear a saída de água da instalação hidráulica. Há disponíveis, no mercado, três tipos de registro: de pressão, de gaveta e de esfera.

Os sumérios utilizavam a argila para escrever, e quando queria que seus registros fossem permanentes, as tabuletas cuneiformes eram colocadas em um forno, ou poderiam ser reaproveitadas quando seus registros não fossem tão importantes que precisariam ser lembrados sempre.

O maior legado deixado pelos sumérios foi o desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade, por volta de 3000 a.C. Essa forma de escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme e era realizada em blocos de argila a partir de um instrumento pontiagudo chamado cunha.

Os sumérios foram responsáveis por diversos avanços até hoje lembrados. O principal deles foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme.

A história da escrita começou no período da pré-história, quando os homens faziam desenhos na parede das cavernas como uma forma de se comunicar. Esses desenhos, chamados de pinturas rupestres, consistiam na transmissão de ideias desses povos, pois representavam seus desejos e necessidades.

Sabe-se que a escrita surgiu em diferentes lugares, tornando-se um poderoso apoio para a memória humana. Os povos antigos usavam as marcas gráficas inicialmente como uma ferramenta para registro do movimento do comércio, depois como registros de todos os acontecimentos que envolviam a sociedade.

A escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos sumérios há mais de 5 mil anos. Os primeiros documentos escrito com este alfabeto foram encontrados em 1929, pelo arqueólogo alemão Julius Jordan, mas permaneceram um mistério até a arqueóloga francesa Denise Schmandt-Besserat descobrir o que parte dos sinais significavam.

Os registros históricos contam histórias de nossos antepassados, histórias que talvez não poderíamos aprender de nenhuma outra forma. Registros de censos, registros vitais, registros militares e outros, todos abrem as portas para o passado.

É sabido que o Patrimônio Histórico faz parte da identidade de uma sociedade, quanto suas características, costumes, seu comportamento, além de ser um registro fundamental para seus sucessores.

As fontes históricas são registros do passado e utilizadas pelos historiadores para compreendê-lo. Fontes históricas são documentos produzidos pelos seres humanos ao longo do tempo e indispensáveis para o trabalho do historiador no estudo sobre o passado.

Os Sumérios (povo residente na mesopotâmia) chegaram a elaborar um calendário, que dividia o ano em 12 meses de 30 dias, sendo que os dias eram divididos em 12 períodos (que equivalem a duas horas), e dividiam cada um destes períodos em 30 partes (aproximadamente 4 minutos).

escrita cuneiforme

Possivelmente, as escritas mais antigas são a escrita cuneiforme e os hieróglifos. Ambos sistemas de escrita foram criados há cerca de 5500 anos, entre sumérios e egípcios. Os hieróglifos originaram-se no Antigo Egito e a escrita cuneiforme na Mesopotâmia, (atual Iraque).

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones.

As diferentes formas de culto às forças da natureza implicavam em acompanhar as suas manifestações, fazendo com que tanto os sacerdotes como os estudiosos se valessem do conhecimento em astrologia, matemática e arquitetura, para a construção dos templos e dos palácios.

Os sumérios foram responsáveis pela invenção da escrita. Fundaram também as primeiras cidades-estados, onde construíram templos e palácios. Entre os anos 3100 a.C. a 3000 a.C., os sumérios se desenvolveram muito, fundando grandes cidades (Ur e Uruk) em fortalezas.

Foram encontrados objetos como: enxadas, facas, artefatos de barro de pedra, estatuetas, objetos pintados e tijolos que datam o ano de 5000 AC. Os sumérios desenvolveram os números decimais a partir da necessidade de previsões astrológicas e eles também precisavam calcular a cheia do rio Eufrates.