Para que servem os septos?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Septo interventricular corresponde à parede muscular ou septo localizado na porção inferior do coração. Tem a função de separar o ventrículo esquerdo do direito, para que não haja mistura de sangue venoso (pobre em oxigênio) com o arterial (rico em oxigênio).

Existe o septo atrioventricular, um septo horizontal que divide o coração em porções superiores (átrios) e inferiores (ventrículos). Já o septo interatrial representa um septo sagital que divide a porção superior do coração em duas câmeras, ou seja, dois átrios (direito e esquerdo).

Função do septo interatrial
Assume a forma de uma fina membrana de partição entre os dois átrios. Da mesma maneira que o septo interatrial separa os átrios direito e esquerdo, o septo interventricular separa o ventrículo esquerdo do ventrículo direito dentro da estrutura do coração.

Septos átrio-ventriculares
Estas valvas existem dos dois lados do coração. Uma no lado direito, que é chamada de valva átrioventricular direita, e a outra no lado esquerdo, que é chamada de valva átrioventricular esquerda.

Septos é o plural de septo. O mesmo que: diafragmas, divisões, separações.

Séquito significa “comitiva” ou “cortejo”, indicando o conjunto de pessoas que acompanham alguém importante. Algumas traduções bíblicas empregam a palavra séquito para traduzir o hebraico shul em Isaías 6:1.

O septo nasal é a parede medial da cavidade nasal separando o lado direito do lado esquerdo da cavidade nasal , parte do septo é composta de cartilagem , parte de osso.

O desvio de septo pode ser um distúrbio congênito ou manifestar-se na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Ou, então, resultar de processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos crônicos ou cirurgia. Pode, ainda, ser provocado por traumatismos.

Como o esqueleto fibroso não tem condutância elétrica, ele funciona como um isolante. Este papel isolante impede que o impulso elétrico dos átrios chegue até o ventrículo antes de passar pelo nódulo atrioventricular.

Os lados direito e esquerdo do coração são separados pelos septos interatrial e interventricular. Além disso, os átrios são separados dos ventrículos pelo septo atrioventricular.

A septação do ventrículo se dá em movimento ascendente, do assoalho do ventrículo em direção ao coxin endocárdio, a partir de uma massa muscular denominada septo interventricular. Inicialmente este septo cresce por adição de miócitos vindos dos ventrículos esquerdo e direito em formação.

A ruptura de septo ventricular é uma rara complicação rara do infarto agudo do miocárdio, e apesar da ter reduzida na era da reperfusão coronária, a taxa de mortalidade desta condição permanece alta, sendo que, aproximadamente 46% dos pacientes vão a óbito na primeira semana, e mesmo após a cirurgia, a mortalidade é de ...

O defeito do septo ventricular é uma abertura no septo interventricular, provocando derivação entre os ventrículos. Grandes defeitos resultam em derivação significativa da esquerda para a direita, causando dispneia, com deficiências alimentar e de crescimento.

Os defeitos do septo ventricular são defeitos no septo interventricular que permitem o shunt de sangue entre os ventrículos esquerdo e direito. Geralmente congênito, porém raramente adquirido após infarto do miocárdio ou trauma. Pode estar associado a outros defeitos congênitos, como a tetralogia de Fallot.

A parte cartilagínea do nariz é formada por cinco cartilagens principais: duas cartilagens laterais, duas cartilagens alares e uma cartilagem do septo.

Os cistoadenomas serosos ou mucinosos são cistos que costuma apresentar septos (divisões) e projeções sólidas em seu interior. Nas ecografias, estes cistos também são similarmente chamados de cistos complexos ou multiloculares.

O septo ósseo é constituído pelas seguintes estruturas: espinha nasal anterior, pré-maxila, crista nasal da maxila, crista nasal do palatino, vômer, lâmina perpendicular do etmóide, rostro do esfenóide, espinha nasal do frontal e crista nasal dos ossos próprios.

O Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, define septação como termo usado em patologia para designar o «aparecimento de um septo de neoformação numa cavidade orgânica, em consequência de lesões inflamatórias».

O septo pelúcido (do latim septum pellucidum, divisória transparente) é composto por duas lâminas verticais de tecido nervoso do sistema nervoso central situada entre os dois hemisférios do cérebro. Localiza-se inferior ao corpo caloso, superior ao fórnix e entre os ventrículos laterais.

Os piercings no septo estão localizados bem no meio da ponta do nariz, entre as narinas. Devido ao pouco de pele que temos no final do nariz, o profissional não precisará passar a agulha pela cartilagem para furar seu septo. Ele irá atravessar a pele de um lado ao outro, por baixo da cartilagem no meio das narinas.

6 E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que de nada sabia do que estava com ele, mais do que do pão que comia. E José era formoso de porte, e formoso à vista. 7 E aconteceu, depois dessas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os seus aolhos em José, e disse: Deita-te comigo.