Para que servem os haletos orgânicos?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Os haletos orgânicos são substâncias formadas pela junção de um hidrocarboneto com um ou mais halogênios, elementos da família 7A. São substâncias, em sua maioria, tóxicas, sendo utilizadas comercialmente como gás de refrigeração, anestésico e pesticida.

São halogênios: flúor, cloro, bromo, iodo, astato e ununséptio. Conforme o número de hidrogênios presentes na sua composição, os haletos orgânicos podem ser classificados em: Mono-haleto - quando o haleto tem apenas um halogênio. Di-haleto - quando o haleto tem dois halogênios.

Os halogênios possuem ampla utilização, sendo utilizados como bactericidas, desinfetantes, fluidos de refrigeração, solventes orgânicos, na confecção de polímeros sintéticos etc.

O éter, do grupo funcional dos éteres, tem a capacidade de dissolver substâncias. Assim, é utilizado em laboratórios como um solvente na extração de gorduras e também para dissolver graxas e tintas. O éter dietílico (etoxietano, de acordo com a nomenclatura oficial), por exemplo, é conhecido pela maioria das pessoas.

Um haleto, também designado por halogeneto, consiste em cada um dos compostos químicos formados por um halogéneo e outro elemento químico ou radical orgânico.

A nomenclatura usual dos haletos orgânicos é feita colocando-se o nome do halogênio, seguido do nome do substituinte com a terminação “ila”. O nome usual do bromobenzeno (figura) é brometo de fenila.

Os haletos podem sofrer reações que nos permitem obter praticamente todas as outras funções orgânicas (álcool, éter, alcino, cianeto ou nitrila, amina, entre outras).

As reações de substituição orgânicas ocorrem quando um átomo, ou grupo de átomos de uma molécula orgânica, é substituído por outro átomo ou grupo de átomos. No caso dos haletos orgânicos, o halogênio da molécula (cloro, flúor, bromo ou iodo) é a parte substituída.

A fórmula geral para um haleto de acilo pode ser escrita RCOX, onde R pode ser, por exemplo, um grupo alquila, CO é grupo carbonilo, e X representa o átomo de halogênio.

Os sais orgânicos são compostos obtidos por meio da reação entre um ácido carboxílico e uma base inorgânica, em que o hidrogênio do grupo carboxila do ácido reage com o ânion hidróxido da base, formando água; enquanto o ânion orgânico une-se ao cátion da base para formar esse sal.

ástato

O ástato só existe na crosta terrestre como isótopos radioativos. A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo.

Possuem a característica comum, de apresentarem 7 elétrons na camada de valência (última camada eletrônica) a partir da configuração eletrônica (np5). Por isso, têm a tendência de ganhar um elétron.

Estes são bons grupos abandonadores, por serem bases fracas e são muito utilizados em reações de substituição.

É facilmente encontrado em farmácias e foi obtido, pela primeira vez no século XVI por Valerius Cordus. A produção do éter etílico se deu a partir da reação de desidratação do álcool etílico sob a ação do ácido sulfúrico.

Os compostos do grupo éter estão presentes também em muitos produtos naturais, como o eugenol, presente no cravo-da-índia, a vanilina, principal componente da essência ou aroma de baunilha e que está presente nas vagens secas da orquídea Vanilla planifolia, e a hipofilantina, principal componente do chá de quebra-pedra ...

etoxietano

O etoxietano é também considerado o principal éter, sendo conhecido também como éter comum, éter dietílico ou éter etílico. Esse éter era muito usado com analgésico em cirurgias.