Para que servem as oferendas?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Candomblé No candomblé, uma oferenda é necessariamente um sacrifício de origem animal. Também serve para alimentar uma comunidade inteira, pois, nas casas de candomblé não é permitido a compra em supermercados, de frangos empanados para oferecer aos Orixás.

Significado de Oferenda
substantivo feminino Dádiva oferecida a Deus ou aos santos; oblação, oblata. Cerimônia em que o padre recebe as ofertas dos fiéis.

No plano extrafísico haverá espíritos desencarnados que receberão e movimentarão a contraparte astral da oferenda, conduzindo esta energia a seu destino. O que diferencia um trabalho espiritual de outro é a intenção ou sentimento que alavanca o pedido.

Esse tipo de situação é conhecido como "Despacho" na umbanda, que é a realização de oferendas depositadas em lugares como uma encruzilhada (cruzamento de estradas, ruas ou caminhos, como foi o caso), além de cruzeiro das almas, matas, rios, descampados, mares.

Agradecer e se alimentar
No budismo, diferentemente do candomblé – em que a parte da comida ritual oferecida aos deuses não se pode comer – apenas se oferece aquilo que se consome e as pessoas comem o alimento após tirá-lo do altar. “Nós oferecemos algo que faz parte da nossa vida.

As encruzilhadas são lugares de encantamentos para diversos povos e sempre espantaram e seduziram as mulheres e os homens. São ainda lugares propiciadores, em várias culturas, da realização de oferendas em busca da restituição do oferecido na forma de potências e sortilégios.

É raro, mas pode ser o caso de que quem vai pegar esse dinheiro trará prosperidade para quem fez a oferenda”, explica. Segundo o babalawo, normalmente se dá dinheiro para mendigos. “Porque isso trará uma energia positiva.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Oferta; oblação; oblata.

Trabalham com emprego, saúde, força moral. Marinheiros/Marujos: em algumas regiões, essa linha não existe. Trabalham com limpeza psicológica, física, espiritual, e sempre falam a verdade.

Pejorativo - Por quem não conhece, as oferendas são chamadas de macumba, contudo esse é um termo pejorativo. No entanto, quase ninguém sabe de onde surgiu o termo. “É um instrumento de percussão, tipo tambor. Quem toca a macumba é o macumbeiro, porém associaram a gente por conta dos atabaques.

No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”. Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.

Oferendas a Exu
O hábito se deve ao fato de que uma encruzilhada representa a conexão entre dois pontos diferentes, assim como é a conexão entre dois mundos (terreno e espiritual), função exercida por Exu.

Nas religiões de matrizes africanas, a figura da Pomba Gira surge a partir de Bombogira, um Exu masculino. Com o tempo, Bombogira foi associado à figura de uma mulher independente, dominadora, avessa à pudicícia e às demais convenções sociais, chamada de Pomba Gira.

A Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns. Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano.

Branco: considerada uma vela “coringa” e pode ser usada para substituir outras cores. Acender uma vela branca traz paz, harmonia, leveza e potencializa a fé. Além das velas e cores, podemos potencializar nossos feitiços com a magia dos dias da semana.

A Lei do Axé não impede, no entanto, que a oferenda ou o despacho sejam recolhidos pelos serviços de limpeza urbana da cidade. "Oferenda não pode ser tratada como lixo, sendo alvo de multas.