Para que serve vinagre de maçã para o cachorro?

Perguntado por: lagostinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

No caso do vinagre de maçã, em poucas quantidades, ele pode ajudar a estimular o apetite do cachorro e auxiliar na digestão e na absorção de alguns nutrientes. No entanto, antes de oferecer o alimento ao cão, é importante conferir com o médico-veterinário os efeitos dele no organismo do pet.

Camomila: remédio caseiro para coceira no cachorro
Como o chá verde, a camomila, mas também a calêndula, é eficaz para acalmar e reduzir as irritações da pele.

Devido a sua ação antisséptica, antibacteriana e antifúngica, o Vinagre de Maçã pode ser um poderoso aliado no combate à dermatite seborreica. Mas atenção! Ele não deve ser usado sozinho, mas sim diluído em água.

Quando o assunto é dermatite canina causada por alergia, a solução Hipoalersyn é ideal. O shampoo foi desenvolvido especialmente para cães e gatos que possuem pele sensível e tomam banho com frequência. Sua eficiência está em limpar sem agredir a pele, além de cicatrizar possíveis machucados.

O vinagre de maçã também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que ajuda a prevenir o acúmulo de gordura e favorece a sua eliminação do organismo.

Melhora a saúde da pele e pelo dos cachorros
Para isso, deverá introduzir uma colher de sopa de vinagre de maçã em um recipiente de água e dilui-la.

Misture em um pulverizador meia xícara de água e meia xícara de vinagre de maçã e utilize sobre o pelo do animal como repelente de pulgas e aliviar a coceira provocada por esses insetos. Também pode adicionar uma colher de chá de vinagre de maçã ou vinagre branco no recipiente de água do cachorro.

A solução para acabar com carrapatos é muito simples: basta misturar duas xícaras de vinagre de maçã com uma de água morna e meia colher de bicarbonato de sódio. Coloque em um spray e borrife no ambiente, seja para matar carrapato no quintal ou em outros lugares que desejar.

Basicamente, um cachorro com alergia pode estar muito incomodado e, por isso, se lambe a todo momento para aliviar a coceira. Em casos como esse, apenas um médico veterinário pode fazer o diagnóstico para descobrir qual o tipo de alergia que o cachorro tem.

Como tratar a alergia em cachorro?

  • Utilizar somente produtos hipoalergênicos na limpeza da casa e na higiene do próprio cão;
  • Evitar a ingestão de outros alimentos além da ração;
  • Dar preferência às rações especiais de acordo com a raça ou porte do cachorro.

Tanto para a dermatite seborreica canina como para a atópica, recomenda-se misturar o óleo de alecrim com outros óleos, como o de amêndoas, inclusive o de oliva, já que assim é possível regenerar e hidratar muito mais a pele.

Quem nunca ouviu que borrifar vinagre nos pelos do seu cachorro ou gato vai acabar com as pulgas? Pois é, isso não passa de um mito. Não há comprovação científica de que o vinagre mata pulgas, nem se é eficaz e, além disso, isso pode ocasionar problemas para seu pet.

Nunca use vinagre ao redor do focinho, boca e olhos. Cães doentes devem ser levados ao veterinário, não tente diagnosticar seu animal sozinho, muito menos pela internet! Nunca aplique o vinagre sobre feridas/machucados.

Caso seu pet tenha alguma condição preexistente, como diabetes, em vez de ser benéfico, o vinagre de maçã pode afetar a saúde dele e trazer complicações. Portanto, na dúvida, o melhor é não arriscar.

Dermatite por infecção bacteriana aguda
Também conhecida como dermatite úmida em cachorro, geralmente, se apresenta com uma lesão bem localizada, que causa muita coceira, dor e vermelhidão. Pode ser causada por falha na secagem nos banhos, umidade em excesso nos pelos, feridas por mordedura, etc.