Para que serve uma nebulosa?

Perguntado por: malegria . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.1 / 5 4 votos

As nebulosas planetárias são objetos importantes em astronomia, por desempenharem um papel crucial na evolução química das galáxias, libertando ao meio interestelar metais pesados e outros produtos da nucleossíntese das estrelas (como carbono, nitrogênio, oxigênio e cálcio).

Quando uma nebulosa está muito perto de uma estrela quente, ela pode absorver grande volume de radiação ultravioleta. Isso aquece o gás à temperatura de cerca de 10 mil graus Kelvin, ou 9.726 graus centígrados. Em temperaturas extremas como essas, o hidrogênio se torna excitado e brilha com uma luz fluorescente.

Chamadas de nebulosas, essas nuvens são formadas principalmente por gás hidrogênio e podem ser consideradas uma espécie de “berçário de estrelas”, já que nelas existe uma grande quantidade de estrelas nascendo ou jovens, como se fossem “estrelas bebês”.

A nebulosa solar é uma nuvem de gás e poeira do cosmos que está relacionada diretamente com a origem do Sistema Solar.

NGC 7293

A nebulosa mais próxima da Terra é a NGC 7293. Ela é mais conhecida como Nebulosa da Hélice, e fica a cerca de 700 anos-luz de nós.

Zorr. Conhecido por ser o pai biológico da Nebulosa, Zorr possuía uma força imensa. O vilão, era um dos principais inimigos da Tropa Nova, e chegou a atacar Xandar.

Localizada a cerca de 1200 anos-luz de distância, na direção da constelação de Carina, a Toby Jug é o que costuma ser chamada de “nebulosa planetária”, embora o termo possa levar os desavisados ao erro — essas nebulosas não têm relação alguma com planetas, mas sim às estrelas de baixa massa.

Curiosidades sobre a Nebulosa da Tarântula
Esta nuvem pode ser encontrada no céu do hemisfério sul e é visível a olho nu, aparecendo como um formação grande e de aparência leitosa.

Basicamente, as estrelas se formam devido à contração de uma nebulosa de gás e poeira sob a influência da gravidade. A temperatura e a densidade das nuvens aumentam durante o colapso, e isso faz com que as partes internas se tornem mais quentes e forma, em seguida, um núcleo quente que estará rodeado de gás e poeira.

A teoria de nebulosa solar (teoria aceita atualmente) propõe que o sistema solar se formou a cerca de 4,6 bilhões de anos quando o material interestelar de um braço espiral da Via Láctea se condensou e entrou em colapso e por influência da força de gravitação esse material se concentrou num disco em movimento ...

O lugar mais frio do universo é a Nebulosa do Bumerangue, uma nebulosa protoplanetária a aproximadamente 5.000 anos-luz da Terra em direção à constelação Centaurus, o Centauro.

A temperatura do espaço cósmico, ou seja, longe o suficiente da atmosfera terrestre, é de -270° C. Diante disso, fica a dúvida: por que o espaço é frio se o Sol é quente?

Quando os átomos que compõem a poeira cósmica decaem para estados de energia menos excitados, ocorre a liberação de luz visível. Geralmente, esse tipo de nebulosa apresenta cor vermelha, isso por causa do hidrogênio, material em maior abundância no universo.

Nebulosa da Tarântula

A Nebulosa da Tarântula é a maior e mais massiva região de formação estelar conhecida no Grupo Local, com um diâmetro de cerca de 200 parsecs (650 anos-luz).

Esse nome foi dado por astrônomos devido à semelhança a uma nuvem.

  • Nebulosa da Lagoa ou NGC 6523.
  • Nebulosa de Hélix ou NGC 7293.
  • Nebulosa da Borboleta ou NGC 6302.
  • Nebulosa de Órion ou NGC 1976.
  • Nebulosa Cabeça de Cavalo ou Barnard 33.