Para que serve um sérum?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

O que é Sérum e para que serve? Como já falamos acima, o Sérum é um hidratante superpotente, um produto de skincare leve e de rápida absorção. Além de hidratar, ele pode ajudar em tratamentos de pele, como clareamento, antissinais, iluminador e outros!

E a resposta é sim: o sérum facial é indicado para todos os tipos de pele, especialmente as oleosas. Lembra que a principal característica do sérum para o rosto é a sua textura ultra leve e de rápida absorção? Isso faz com que a sua fórmula não obstrua os poros e deixe a pele sequinha logo após a aplicação.

Durante o dia, opte por séruns com ação antioxidante, hidratante e tensora. Já a noite, soros com ácidos podem ser usados para renovar a pele. Qual é o melhor sérum para o seu tipo de pele? Para pele oleosa e acnéica, procure séruns com retinol, o derivado da vitamina A, e ácido salicílico — ambos com função secativa.

A Drª Benita explica como ele age: “Na superfície da pele, íntegro ou de alto peso molecular, ele atua como hidratante, então não há problema em usar algum produto com ácido hialurônico e se expor ao sol.

Sim! Você pode dormir com o sérum facial, a Dra. Marcele dá mais detalhes sobre esse tipo de tratamento. “Quando temos um sérum facial e ele tem alguma função, como ação anti-idade, para o tratamento de marcas ou para uniformizar a pele nós podemos, e devemos, dormir com ele, se for de tratamento noturno”, explica.

As diferenças entre o sérum e o creme hidratante são principalmente na forma que cada um age e nos benefícios proporcionados. O sérum atua mais profundamente na pele, garantindo efeitos anti-idade. Já o hidratante age em uma área mais superficial, retendo a umidade e fortalecendo a barreira protetora da pele.

Após aplicar o sérum e esperar dois minutinhos para a pele absorvê-lo, pode usar o seu hidratante preferido.

O sérum é super eficaz na redução da acne porque hidrata ao mesmo tempo em que ajuda no controle da produção sebácea. Em sua fórmula, tem uma substância chamada “ácido salicílico”, que ajuda a reduzir a oleosidade e desobstruir os poros; isso evita a formação de cravos e espinhas, e deixa a pele mais suave e aveludada.

“Apesar de algumas formulações terem um alto poder de hidratação, o sérum nunca deve ser usado sozinho. Ele precisa ser seguido por um produto de hidratação que aumenta o conforto na região aplicada”, conta Dr. Amilton.

Se o que você procura é um produtinho com textura leve e que deixe a sua pele super hidratada, o sérum é a pedida! Ideal para todos os tipos de pele, mas o grande queridinho das peles oleosas, o sérum facial proporciona uma hidratação potente no rosto, sem pesar, além de deixar a cútis bonita e luminosa.

A diferença dos dois produtos está na intensidade de vitamina C. O sérum de vitamina C pura tende a oxidar mais rápido por ter o ativo puro, além de trazer maior concentração, precisa ser consumida de forma mais rápida para evitar a oxidação.

Bata gentilmente na pele por 30 a 60 segundos até o produto ser absorvido. Depois de passar o sérum, coloque os dedos nas bochechas e pressione a pele em movimentos pequenos e circulares. Repita pelo rosto inteiro por cerca de um minuto.

O sérum pode ser usado por todas as idades
Se uma pessoa tem a pele oleosa ela pode usar o sérum independente da idade, assim as pessoas que tendem a ter uma pele mais seca podem utilizar o sérum hidratante em qualquer idade.

vitamina C

Se as manchas na pele são um incômodo para você, saiba que a vitamina C pode dar um jeitinho nesse problema. Com uma ação clareadora, o ativo é capaz de inibir a produção excessiva de melanina, amenizando e prevenindo a formação de manchas na pele.

Para isso, após a limpeza da pele, aplique o sérum, como alguns séruns têm benefícios hidratantes a aplicação de um creme hidratante é opcional. Aplique o protetor solar e depois comece a sua rotina de maquiagem com primer, base e ou outros produtos.

  1. 1 - Tire a maquiagem com demaquilante ou água micelar. ...
  2. 2 - Lave o rosto com sabonete específico para o tipo de pele. ...
  3. 3 - Aplique um tônico para restabelecer o pH da pele. ...
  4. 4 - Aposte em compressas geladas ou máscaras faciais para acalmar a cútis. ...
  5. 5 - Não esqueça do creme de hidratação e anti-idade.

Pode misturar? Esses produtos podem ser uma ótima dupla para a sua pele. A dica da dermatologista é aplicar o sérum primeiro e, depois, o hidratante por cima. “Se os ativos dos dois produtos forem diferentes e complementares, eles podem trazer inúmeros benefícios.

De manhã, é recomendado aplicar o sérum antes de passar o protetor solar e maquiagem. Já durante a noite, pode usar somente o produto, antes do creme noturno.