Para que serve um polímero?

Perguntado por: dcapelo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

A partir dos polímeros sintéticos é possível a fabricação de sacolas plásticas, canos hidráulicos, materiais de construção civil, colas, isopor, tintas, chicletes, pneus, embalagens plásticas, teflon e silicone.

Por definição, os polímeros são grandes moléculas, ou macromoléculas feitas pela ligação (química) de uma série de blocos de monômeros.

Polietileno de alta densidade

Polietileno de alta densidade
Esse tipo de polímero é muito utilizado em vários setores da sociedade, pois é leve, resistente à baixa temperatura e bem rígido.

polietileno

Portanto, os principais polímeros de uso industrial são: polietileno (PE), polipropileno (PP), poliestireno (PS) e o policloreto de vinila (PVC).

Há polímeros em todas as partes, por exemplo, dentro de nosso organismo, nas proteínas. Os monômeros são moléculas de baixa massa molecular os quais, a partir das reações de polimerização, vêm a gerar na macromolécula polimérica. As unidades repetitivas, chamadas de mero, vêm da estrutura do monômero.

São macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através de ligações covalentes. macrocelular, dotada de grande maleabilidade, facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos.

Os plásticos feitos de polímeros artificiais apresentam várias vantagens no que diz respeito à durabilidade, resistência e baixo custo de produção. Eles são praticamente inertes, impermeáveis, podem ser moldados a baixas temperaturas e são flexíveis e rijos o bastante a ponto de resistirem a impactos.

Os polímeros podem ser identificados por meio de diversas técnicas, desde testes mais simples como teste de chama e mesmo análise visual e sensitiva como por meio de técnicas mais sofisticadas como por espectroscopia de infravermelho e de ressonância magnética nuclear e por meio de difração de raio-X.

Polímeros: tipos, o que são, exemplos e biodegradáveis.
...
petróleo, mistura entre biomassa e petróleo.

  • policaprolactonas – PCL.
  • poliesteramidas.
  • copoliésteres alifáticos.
  • copoliésteres aromáticos.

O que faz o profissional de Polímeros? O tecnólogo em Polímeros gerencia, planeja, executa e supervisiona os processos de transformação e de fabricação de polímeros, identificando e avaliando as principais propriedades físicas, mecânicas e químicas.

Polietileno, polipropileno e o policloreto de vinila, polímeros muito comuns no dia a dia são exemplos de polímeros advindos de fonte não renovável. A quitosana, colágeno e amido termoplástico são polímeros advindo de fontes renováveis.

Kevlar

Kevlar – o polímero mais resistente do que aço.

Como dissemos anteriormente, nem todo polímero é plástico. Isso porque o que faz uma macromolécula ser considerada um composto polimérico são suas características. Entre elas, estão: estrutura química, tamanho e interações inter e intramolecular, possuindo meros ligados por covalência.

Exemplos: polietileno, PVC (policloreto de vinila), PTFE (politetrafluoretileno - teflon), PS (poliestireno), PP (polipropileno), PAN (poliacrilonitrila ou orlon), PVA (poliacetato de vinila), PMMA (polimetilmetacrilato ou plexiglass) e as borrachas sintéticas.