Para que serve um certificado homologado?

Perguntado por: asantana3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

A certificação quer dizer que um produto foi aprovado nos testes que verificaram sua segurança e garante que ele tem o padrão mínimo de qualidade, tendo recebido o aval para utilização.

Homologar significa aprovar, dar confiança e proteção aos usuários e sociedade em geral, através das avaliações da conformidade. Os requisitos e sistemática de homologação variam em geral entre os países e produtos, tendo diferentes agentes reguladores.

Os dispositivos homologados pela Anatel recebem um selo completo contendo número da homologação, o código de barras e a logomarca da Anatel. Dependendo do tamanho do aparelho, isso pode mudar um pouco, mas é fácil reconhecer homologados.

Ela indica que um produto passou pelos testes necessários, foi considerado adequado às normas brasileiras e é compatível ao nosso sistema de telecomunicações.

[Jurídico] Estabelecer sentença de homologação, sendo esta executada por uma autoridade judicial ou administrativa.

A Anatel notifica o destinatário para que ele solicite a homologação. Há uma taxa de R$ 200 para cobrir os custos administrativos de homologação. Isso vale em caso de uso próprio; se a homologação tiver fins comerciais, a taxa é de R$ 500.

Para consultar o IMEI em celulares Android, acesse o site “Encontre seu dispositivo” e faça login em sua conta Google registrada no celular roubado ou perdido. Irá abrir uma caixa de diálogo, selecione “Aceitar”. Seu celular vai aparecer na barra lateral esquerda do site. Clique em mais informações e acesse o IMEI.

Em um contexto geral, homologação (o ato de homologar), tem a ver com a comprovação de um ato oficial. O termo é relacionado à área jurídica e usa-se, por exemplo, em auditorias para aprovar ou confirmar a validação de erros identificados no processo.

Após a homologação, ocorre a nomeação dos aprovados e depois a posse. Nesse caso, é preciso aguardar e acompanhar as publicações no Diário Oficial e pela banca examinadora.

Veja o que é homologado
Esse termo significa aprovar ou reconhecer oficialmente. Ou seja, são os fornecedores que já passaram por todos os processos descritos acima sendo aceitos pela empresa, já podendo dar início a parceria.

A homologação de fornecedores tem o objetivo de trazer confiança e segurança na relação entre a empresa contratante e seus parceiros, mitigando riscos, reduzindo custos e aumentando a qualidade nas entregas. Apesar de complexo, todo esse processo pode ser otimizado e agilizado por meio da tecnologia.

Consulte o IMEI ou número de série
Neste mesmo lugar, você consegue descobrir o número de série e validar se o aparelho ainda está na garantia no site da Apple. Além disso, os iPhones originais também mostram o IMEI na parte de trás da caixa do celular e na bandeja do cartão SIM.

Os iPhones originais rodam o iOS, e não o Android como as réplicas trazem. Para baixar aplicativos, deve-se acessar a App Store, e não a Play Store, do Google. Também, ao se conectarem ao computador por meio do iTunes, os originais são automaticamente reconhecidos, e os falsos não conseguem ser identificados.

Os certificados Confiáveis são usados para estabelecer uma cadeia de confiança que verifica outros certificados assinados por raízes confiáveis, por exemplo, para estabelecer uma conexão segura com um servidor da web.

Segundo a Anatel, um produto para telecomunicações não homologado significa que não passou por todo um processo de avaliação da conformidade, que atesta os requisitos mínimos de qualidade e segurança impostos pela Agência.

Alguns dos produtos que precisam de homologação, são:

  • Telefones celulares;
  • Baterias e carregadores para telefones celulares;
  • Transceptores de radiação restrita;
  • Modem XDSL;
  • Dentre outros.