Para que serve um átomo?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

O átomo é a unidade fundamental da matéria e a menor fração capaz de identificar um elemento químico, pois detém sua identidade. O termo átomo deriva do grego e significa indivisível. Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo.

O átomo é uma estrutura (composta por próton, nêutron, elétron, núcleo, níveis, subníveis e orbitais) que forma a matéria. Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa). Esse nome foi proposto pelos filósofos gregos Demócrito e Leucipo.

A importância do átomo se dá pelo fato de o átomo é a menor unidade de uma matéria, ou seja, o átomo está na formação de tudo. Dessa forma, entender os átomos é sinônimo de entender a composição de corpos e matérias, o que é motivo de amplos estudos.

Então, é possível criar átomos? Se você quer fazer um átomo “do nada”, com ingredientes que não sejam outros átomos, a resposta simples é não Afinal, como você já deve ter deduzido na introdução sobre o Big Bang, tudo o que vamos encontrar por aí são partículas e átomos já existentes.

A princípio, é impossível enxergar um átomo, e provavelmente nunca conseguiremos fazer isso — ao menos se estivermos falando do fenômeno óptico no qual a luz em determinados comprimentos de onda é refletida nos objetos e chega aos nossos olhos, causando uma sensação que chamamos de “cor”.

10 35 anos é o tempo médio de duração de um átomo, segundo o astrônomo americano Martin Rees.

O corpo humano é formado por 7 octilhões de átomos e possui aproximadamente 10 trilhões de células. Os átomos mais abundantes, que constituem a maioria das moléculas biológicas (proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucleicos), são o carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o hidrogênio e o fósforo.

Imagem impressionante torna possível ver partícula em uma fotografia comum. Qual foi a foto mais legal que você tirou? Bem, um estudante de doutorado da Universidade de Oxford pode se gabar de ter conseguido fotografar um único átomo.

O átomo é formado por outras partículas subatômicas, além de prótons, elétrons e nêutrons. O número atômico, o número de massa, o tamanho e a estabilidade do núcleo são algumas das propriedades dos átomos. Alguns átomos podem formar agrupamentos em razão de similaridades químicas.

Exercícios

EspéciesNúmero de prótonsNúmero de elétrons
I10
II910
III1111
IV2018

Os átomos se organizam e formam moléculas, e as moléculas se unem e formam elementos de dimensões maiores. A matéria pode ser formada por um tipo apenas de átomo (sendo chamada de substância) ou pode ser formada por dois ou mais átomos, configurando uma mistura.

Na verdade, interações simples entre átomos - que ocorrem várias vezes e em diversas combinações, em uma única célula ou organismo - é o que torna a vida possível. Pode-se dizer que tudo o que você é, incluindo sua consciência, é subproduto de interações químicas e elétricas entre um grande número de átomos não vivos.

As 7 partículas subatômicas mais importantes

  • Neutrino.
  • Elétron.
  • Glúon.
  • Bósons da força fraca.
  • Fóton.
  • Gráviton.

John Dalton

O primeiro modelo atômico foi proposto por John Dalton, em 1808. Apoiado no modelo grego, o cientista afirmava que o átomo era uma esfera maciça, indivisível e indestrutível, o que para ele representava a menor porção da matéria. O modelo atômico de Dalton ficou conhecido como “bola de bilhar”.