Para que serve touca de Meia-calça?

Perguntado por: econceicao3 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Evita a quebra capilar; Alinha e alisa os fios; Mantém o liso por mais tempo; Cabelos maravilhoso ao acordar, quando usado.

Uma das opções era a touca nero. Usada até hoje, essa touca pode ser feita de meia-calça e ajuda a alisar o cabelo apenas modelando e prendendo os cabelos em um processo mecânico de alisamento, que força o fio a ficar esticado pela posição em que é preso.

Já para os cabelos lisos, a touca de cetim para dormir preserva seu movimento e deixa os fios sempre alinhados. Além isso, utilizar esse acessório também pode ajudar a fazer com que sua escova, chapinha ou babyliss do dia anterior dure por mais tempo.

As tranças também são boas alternativas para amarrar o cabelo antes de dormir, mas só para quem quer exibir ondas marcadas no dia seguinte. Os rolinhos ou tranças, que podem ser presos com elásticos (sempre revestidos por tecidos), são formas tradicionais de evitar que os cabelos desmanchem.

DEIXA OS FIOS MAIS ALINHADOS E EVITA FORMAÇÃO DE FRIZZ E NÓS
Consequente, isso te livra de alguns problemas, como a formação de frizz e dos nós causados pelo contato direto e atrito contínuo dos cabelos em tecidos mais pesados, e dessa maneira também não há desgaste da fibra capilar.

Gente, a touca de dormir é um dos melhores amigos dos fios de cabelo, sabia? Pois é! Ao dormir com ela, dá pra evitar o ressecamento e o frizz. E o bom é que faz bem pra diferentes texturas como lisos, ondulados, encaracolados, crespos, dreads e tranças longas.

O passo a passo da umectação noturna é o mesmo da umectação comum: com os fios secos, espalhe uma quantidade generosa de óleo por toda a extensão das madeixas, massageando mecha por mecha. Uma dica é massagear também o couro cabeludo para ativer a circulação sanguínea e fazer com que o óleo penetre melhor.

A touca de cetim funciona em todos os tipos de cabelo e nós te contamos tudo sobre elas! Diferente dos outros tipos de tecido ou do algodão, o cetim não absorve a oleosidade natural do cabelo, então mantém a definição e diminui as possibilidades de frizz existente devido ao atrito com as fronhas na hora de dormir.

Para não “marcar touca”, a médica recomenda lavar o cabelo e a touca diariamente para retirar o excesso de oleosidade, deixar a touca secar ao sol, e trocá-la com frequência, dando preferência a modelos mais ventilados, com furinhos que permitem a entrada de ar.

A dica é usar tecidos que sejam de algodão ou seda e evitar usar grampos na hora de prender, porque o acessório pode quebrar os fios e até mesmo machucar o couro cabeludo durante o sono. Como fazer: Você pode cortar uma meia calça fina na parte da cintura ou usar uma touca pronta de algodão.

Toalha ou camisa de algodão aquecidas podem substituir a touca térmica.

O frizz são aqueles fios que ficam arrepiados no topo da cabeça e desalinhados no comprimento, deixando os fios com aspecto desarrumado. É comum acontecer quando os fios não estão hidratados e nutridos o suficiente, deixando a cutícula capilar mais exposta, principalmente quando há umidade.

Botox capilar: tem a finalidade de tirar o frizz e abaixar o volume, dando um aspecto de cabelo liso natural, que não fica tão escorrido quanto a progressiva. Traz um resultado melhor para quem tem o fio com menos curvatura. O especialista ressalta a alta procura por esse tipo de alisamento.

Aposte em linhas de shampoo e condicionador para cabelos lisos. Outra forma de deixar os cabelos mais lisos ao longo do tempo é apostar em uma linha específica para cabelos lisos naturais ou com química.

Fazer touca é uma técnica antiga e muito eficiente
Para isso, você só precisa de grampos de cabelo e uma touca de tecido. A dica é repartir lateralmente o cabelo - de preferência estando úmido para seco - e, uma mecha de cada vez, enrolar os fios ao redor da cabeça, prendendo com grampos.

As principais formas de hidratar o cabelo ressecado são:

  1. Aplicar uma máscara de hidratação. ...
  2. Usar um sérum capilar. ...
  3. Fazer massagem com óleos naturais. ...
  4. Lavar o cabelo com água fria ou morna. ...
  5. Usar um leave-in com proteção solar. ...
  6. Aplicar um protetor térmico.

Pentear os fios antes de dormir
O ato de pentear o cabelo estimula a circulação no couro cabeludo, garante a oxigenação, melhora a nutrição e isso tudo pode ajudar no crescimento dos fios.

É sempre bom lembrar que embora exista a opção de touca para dormir confeccionada em seda, o cetim continua sendo o mais recomendado. Isso porque seu tecido é muito mais delicado e, por isso, mais eficiente.

Usar óleo capilar à noite pode salvar os seus fios, afinal, eles sofrem danos até enquanto você dorme.

Usado por longo período de tempo, ou seja, horas a fio durante o dia, esse acessório do universo da beleza pode prejudicar a saúde do couro cabeludo, estimulando a dermatite ou queda de cabelo.