Para que serve tomar gelatina incolor?

Perguntado por: arodrigues8 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Ela fornece proteínas que otimizam nossa resistência física, ajudam no controle do estresse e pode ser eficaz até mesmo na luta contra distúrbios do sono. Portanto, além de seu consumo culinário, é também um alimento medicinal capaz de prevenir e tratar uma variedade de doenças.

Para hidratar 1 envelope de gelatina em pó incolor – 15g utilize 90ml de água gelada, cerca de 6 colheres de sopa. Coloque o conteúdo do envelope em um mini bowl com 6 colheres (sopa) de água gelada. A melhor dica é usar água gelada, assim evitamos que o núcleo dos granulos vire uma 'borrachinha'.

Como já dissemos anteriormente, basta consumir 10 gramas de gelatina por dia – e de forma regular – para que essa “terapia” comece a funcionar. Claro que não é pecado consumir um pouco mais do que isso, mas, tê-la como sobremesa após o almoço, por exemplo, é uma maneira de consumi-la com regularidade e diariamente.

Na manhã seguinte, tome esta geleia com o estômago vazio. Se quiser, você pode adicionar um pouco de mel ou suco de limão ou laranja feito na hora. Dentro de 7 dias, você já sentirá os primeiros bons resultados.

Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose.

Apesar de conter partes do colágeno, a gelatina não apresenta os mesmos benefícios que o colágeno hidrolisado. Este pode ser encontrado em pó ou em cápsulas e é indicado por especialistas para auxiliar no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose.

O colágeno pode ser ingerido a qualquer horário do dia, não há evidência cientifica de horário melhor para consumo. Alguns especialistas recomendam que seja evitado consumi-lo no almoço ou jantar pois os outros alimentos poderiam competir e atrapalhar a sua absorção.

Por ser fonte de proteínas, a gelatina ainda garante a saciedade. E pode até ajudar a reduzir um pouco o apetite se consumida antes das refeições, pelo fato de se ligar a grande quantidade de água. “Ela pode ser consumida no finalzinho da tarde, quando a fome aparece”, sugere a nutricionista.

Para incluí-la no seu cardápio, anote aí: a dose recomendada é de 10 g diárias (1 colher de sopa) na forma de gelatina suplementar em pó, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás etc.

Benefícios da Gelatina Natural:

  • Contribui para a formação dos ossos, cartilagens e articulações.
  • Melhora o aspecto de pelos e cabelos;
  • Fortalece as unhas;
  • Previne a flacidez;
  • Atua como complemento alimentar no tratamento de osteoporose, artrite e artrose;

A alta concentração de proteínas na gelatina ajuda a reforçar os ligamentos e tendões que unem os músculos aos ossos. A gelatina fornece os aminoácidos necessários (prolina e glicina) para a formação de tecido cartilaginoso, propriedade que por sua vez mantém as articulações hidratadas e menos propensas a rupturas.

Os estudos científicos mostram que, em média, os resultados podem ser percebidos a partir de 12 semanas do consumo regular de 10 g diárias de colágeno. Porém os resultados podem variar de acordo com cada organismo.

Você pode encontrar ainda a gelatina de peixe e o colágeno marinho, ambos são fontes de colágeno tipo I.

Pode parecer estranho, mas é verdade. De acordo com informações do site oficial da Escola de Veterinária da UFMG, "a gelatina é feita de cartilagem de porco, boi e também é possível fazê-la a partir da pele de peixes".

As gelatinas feitas nos hospitais geralmente são direcionadas a esses pacientes, mas seus benefícios podem se aplicar a todos. A sobremesa rica em colágeno absorve água e ajuda a manter os fluidos do trato digestivo, promovendo um trânsito intestinal e fezes saudáveis.

Agora você já sabe que as melhores gelatinas tradicionais do mercado são:

  • DR. OETKER - Minha Gelatina Dr Oetker.
  • ROYAL - Gelatina Royal de Morango.
  • DR. OETKER - Gelatina de Uva.