Para que serve tamoxifeno no homem?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

O tamoxifeno é a hormonioterapia mais estudada para o câncer de mama em homens e geralmente mais utilizada. Se o tamoxifeno não responder (ou parar de responder), outras hormonioterapias podem ser usadas, mas isso é baseado nas respostas dos tratamentos em mulheres com câncer de mama.

O tamoxifeno, é um remédio bastante conhecido entre os atletas que buscam a suplementação hormonal para favorecer o desenvolvimento de sua musculatura.

Os comprimidos de tamoxifeno devem ser tomados por via oral, com um pouco de água, e ingeridos inteiros sem partir ou mastigar, sempre no mesmo horário diariamente. Geralmente, a dose recomendada de tamoxifeno é de 1 comprimido de 20 mg, em dose única, ou 2 comprimidos de 10 mg.

Tamoxifeno (40 mg/ dia por 2-4 meses) e Raloxifeno: moduladores seletivos do receptor de estrogênio. Alcança 80% dos casos apresenta regressão completa.

O tamoxifeno impede o estrógeno de se ligar aos receptores das glândulas mamárias. Ele também ajuda a restaurar a produção natural de testosterona e hormônio luteinizante (LH).

Quem toma Tamoxifeno pode toma bebida alcoolica? Não é recomendado pois a medicação é metabolizada pelo fígado.

O Tamoxifeno pode interagir com inúmeras classes de medicamentos. Alguns mais comuns no dia-a dia dos pacientes podem diminuir o efeito do tamoxifeno. São eles: anti-depressivos (fluoxetina, paroxetina, sertralina e venlafaxina), anti-convulsivantes (Carbamazepina, fenitoína e fenobarbital).

O tamoxifeno não engorda a paciente diretamente. Na verdade, este anti-hormônio leva a mulher a um estado menopausal. Com isso, o ganho de peso acaba sendo facilitado por este quadro.

O Tamoxifeno apresenta alguns efeitos colaterais na circulação sanguínea e esses efeitos tendem a melhorar com o tempo(em torno de 2 meses).

Olá, normalmente não sente-se nada. O uso pelo período de 5 anos se dá pois os estudos normalmente acompanham as pacientes por esse tempo. No caso do tamoxifeno, já ha estudos indicando o uso por 10 anos, nas pacientes de maior risco, o que talvez não seja seu caso (e isso é bom).

Não há interação medicamentosa entre o tamoxifeno e o gel de testosterona, mas alguns dos efeitos colaterais do tamoxifeno podem ser potencializados com o uso da testosterona. Para indicar a reposição hormonal a paciente deve ser criteriosamente avaliada por seu oncologista em conjunto com seu ginecologista.

Quais remedios que cortam o efeito do tamoxifeno? Os antidepressivos como fluoxetina, paroxítona e bupopriona podem diminuir ou anular o esfeito do tamoxifeno , os anticoagulantes cumarinicos em uso com os tamoxifeno pode causar os trombose, os antipsicóticos como a tiordazina e perfenazina também devem ser evitados .

O tratamento medicamentoso é controverso, e a medicação utilizada é o tamoxifeno na dose de 10-20 mg/dia por 3-6 meses. É importante considerar o aumento de eventos tromboembólicos em usuários de tamoxifeno. O tratamento cirúrgico é o mais indicado em casos de ginecomastia idiopática sem regressão espontânea.

O uso do Tamoxifeno 20mg necessita de prescrição médica.

O Anastrozol é um medicamento que pertence a família do triazol, é um inibidor irreversível da aromatase (atua como mediador da aromatização de estrógenos e andrógenos), o fármaco foi desenvolvido na década de 90 pela indústria farmacêutica britânica.

O anastrozol se mostrou como mais uma opção de tratamento, em mulheres pós-menopausa, portadoras de CDIS hormônio positivo, e também mais apropriado para mulheres com contra indicação para o uso do tamoxifeno.

Entre as substâncias usadas no tratamento da ginecomastia, destacamos: Tamoxifeno ou citrato de clomifeno: bloqueia os efeitos do estrógeno no corpo. Assim, ele elimina o estímulo que causa o crescimento da glândula mamária.

Assim, uma forma fácil de saber a qual dos dois casos se refere, é apalpar a área das mamas, perto da aréola. Se a região estiver dura, densa ou dolorida, pode se tratar de ginecomastia . Por outro lado, se estiver mole, é porque há gordura, provavelmente se tratando de uma pseudoginecomastia.