Para que serve sinvastatina emagrece?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

A sinvastatina ajuda a emagrecer? Apesar de muitos acreditarem que a sinvastatina pode ajudar na perda de peso, a médica endocrinologista esclarece que o remédio não tem esse efeito, ele apenas reduz o colesterol ruim, diminuindo a gordura do sangue e desinflamando o organismo.

A sinvastatina é um fármaco usado no tratamento e na prevenção da hipercolesterolemia. Atua como inibidor da enzima 3-hidroxi-3-metil-glutaril-coenzima A (HMG-CoA) redutase, enzima fundamental no caminho biossintético do colesterol no fígado, coíbe a síntese de colesterol.

Quem tem gordura no fígado pode tomar Sinvastatina? A gordura no fígado (condição chamada de “esteatose hepática”) não impede o uso de Sinvastatina, e o remédio também não irá piorar a doença. De fato, o medicamento não é contraindicado para pessoas com doença hepática crônica estável.

Como a Sinvastatina funciona? O medicamento funciona reduzindo a produção de colesterol no fígado, considerado assim como muito eficaz para a diminuição das concentrações plasmáticas de colesterol completo. Sendo assim, a Sinvastatina é da classe dos inibidores da hidroximetilglutaril-coenzima A (HMG-CoA) redutase.

O uso contínuo de estatinas, apesar dos benefícios em relação ao LDL alto, pode diminuir a massa magra. Cerca de 5% a 10% dos pacientes desenvolvem miopatia (lesão / perda de massa muscular), caracterizada clinicamente por dor muscular, fraqueza e/ou câimbras.

Os sequestradores de ácidos biliares, como a colestiramina e o colesevelam, podem, sim, favorecer o emagrecimento. Mas a perda de peso não deve ser atribuída apenas a esses medicamentos, mas também às mudanças na alimentação e no estilo de vida.

Sinvastatina começa a agir em cerca de 2 semanas. O médico também poderá prescrever doses mais baixas, principalmente se você estiver tomando certos medicamentos acima listados ou tiver certos tipos de doença renal. Continue tomando sinvastatina, a menos que o seu médico lhe diga para parar.

Sinvastatina é indicado como adjuvante à dieta para reduzir os níveis elevados de colesterol total, LDL-colesterol, apolipoproteína B (apo B) e triglicérides e para aumentar os níveis de HDL-colesterol em pacientes com hipercolesterolemia primária, incluindo hipercolesterolemia familiar heterozigótica (tipo IIa de ...

Em geral, as estatinas de curta duração de ação devem ser tomadas à noite, facilitando uma maior concentração de fármaco durante o pico da síntese de colesterol endógeno.

Um dos fatores que mais influenciam no aparecimento de lesão muscular pelas estatinas é a associação com outras drogas. A sinvastatina e a lovastatina são as estatinas que mais sofrem interação medicamentosa capaz de provocar miopatia.

Pacientes com hipercolesterolemia leve a moderada podem iniciar o tratamento com a dose de 10 mg de sinvastatina. Pacientes com hipercolesterolemia familiar homozigótica: 40 mg/dia, à noite, ou 80 mg/dia em 3 doses divididas de 20 mg: 2 doses de 20 mg durante o dia e uma dose noturna de 40 mg.

Os sintomas de gordura no fígado incluem:

  • dor no abdômen;
  • barriga inchada;
  • aumento do tamanho do fígado;
  • dor de cabeça constante;
  • cansaço;
  • fraqueza; e.
  • perda do apetite.

REMÉDIO PARA GORDURA NO FÍGADO

  • Chá de alforva (feno-grego);
  • Chá de ispagula;
  • Chá de manjericão com alecrim;
  • Suco de melão e hortelã.

dormência ou fraqueza dos braços e pernas; dor de cabeça, sensação de formigamento, tontura; distúrbios digestivos (dor abdominal, constipação, flatulência, indigestão, diarreia, náusea, vômitos);

O colesterol alto é responsável pelo aparecimento de doenças cardiovasculares, hepáticas e outras complicações de saúde, como obesidade e diabetes. Além de serem causadas por hábitos alimentares irregulares, essas patologias também podem ser adquiridas através da hereditariedade.

Para que serve
A Sinvastatina serve para regular os níveis de colesterol (LDL e HDL) e de substâncias gordurosas chamadas triglicérides no sangue.