Para que serve sal no coqueiro?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

É RECOMENDADO USAR SAL DE COZINHA NO OLHO DO COQUEIRO? Não. Ele contém apenas um elemento necessário para o coqueiro desenvolver e produzir satisfatoriamente, que é o cloro. Os elementos mais exigidos pelo coqueiro são: potássio, seguido de nitrogênio e em terceiro lugar o cloro.

Para a melhoria do pegamento dos cocos, recomenda-se realizar adubação orgânica com cerca de 5 a 10 quilos de esterco por planta, complementada por adubação química utilizando-se 3 quilos de uma formulação NPK (20-10-20) por coqueiro.

O controle, quando a infestação é alta, é feito com pulverizações dirigidas para as flechas do coqueiro. Usam-se inseticidas que agem por contato e fumigação. Outra forma de controle, quando o coqueiral tem área menor e as plantas estão baixas, é a coleta manual.

O que talvez você não tenha escutado é que o sal também pode fazer um grande estrago nas plantas. O excesso de sais minerais tem efeito tóxico nos vegetais e interfere nas características físicas do solo. O acúmulo de sódio, por exemplo, diminui a aeração, dificulta o movimento da água e o desenvolvimento das raízes.

É uma planta que precisa de muita água, temperatura alta e muita radiação solar. O ideal é que a área escolhida para o plantio apresente uma precipitação média anual superior a 1.500 mm. Em regiões com chuvas abaixo de 1.000 mm/ano, é necessária a instalação de sistema de irrigação de modo a obter uma boa produção.

É aí que entra a ureia, utilizada como repositor de Nitrogênio, para que a planta possa recuperar a vitalidade e continuar o processo de desenvolvimento de maneira saudável. A ureia é considerada um fertilizante nitrogenado. Ou seja, que fornece um tipo de Nitrogênio assimilável pelas plantas.

Embora você possa podar seu coqueiro-de-vênus em qualquer época do ano, pode ser melhor esperar até o final da primavera se você mora em um clima mais frio. Isso ocorre porque as folhas podem oferecer alguma proteção contra geada para a planta antes que chegue o tempo mais quente.

É RECOMENDADO USAR SAL DE COZINHA NO OLHO DO COQUEIRO? Não. Ele contém apenas um elemento necessário para o coqueiro desenvolver e produzir satisfatoriamente, que é o cloro. Os elementos mais exigidos pelo coqueiro são: potássio, seguido de nitrogênio e em terceiro lugar o cloro.

Para alcançar uma boa produção, o coqueiro necessita de condições adequadas de solo, com boa disponibilidade de água, nutrição equilibrada, temperatura e umidade relativa do ar elevadas, além de boa luminosidade. Igualmente importante é contar com a qualidade da muda que originou a planta adulta.

4 dicas de como ter e cuidar de um coqueiro de jardim

  1. Escolha a espécie mais indicada para o seu espaço. O primeiro passo é pesquisar muito bem e definir qual a melhor espécie de coqueiro de jardim para o seu espaço. ...
  2. Regue a planta a cada dois dias. ...
  3. Adube o solo. ...
  4. Faça podas frequentes.

Cachos do fruto secam e caem sem vingar
Para a melhoria do pegamento dos cocos, recomenda-se realizar adubação orgânica com cerca de 5 a 10 quilos de esterco por planta, complementada por adubação química utilizando-se 3 quilos de uma formulação NPK (20-10-20) por coqueiro.

cochonilha

Lagarta das folhas - (Brassolis sophorae). A cochonilha se localiza na face inferior dos folíolos das folhas mais velhas; no coqueiro adulto, preferencialmente no pedúnculo floral, frutos e folíolos terminais.

A queima-das-folhas é causada pelo fungo Botryosphaeria cocogena Subileau, sendo Lasiodiplodia (Botryodiplodia) theobromae Pat. a forma imperfeita do fungo. A doença manifesta-se pelo empardecimento, ressecamento e morte prematura das folhas do coqueiro.

Força para espantar energias negativas
Muitas dessas energias pesadas costumam se concentrar nos cantos da casa, e para isso, coloque um copo de água com sal grosso em dois cantos para deixar o ambiente mais agradável. Quando começar a aparecer bolhas, renove a salmoura.

O reforço desse nutriente ajuda a acelerar o crescimento durante o plantio e pode também fazer com que esses frutos apresentem sabor mais adocicado. Agora que você aprendeu que pode usar sal como fertilizante, é hora de colocar em prática!

Em alguns países o sal é aplicado diretamente como fertilizante, em formato de adubo nas terras de cultivo. Na cultura de beterraba, açucareira, da cevada, do trigo, da aveia e do coqueiro os resultados revelaram aumento de produção e melhoria das qualidades organolépticas dos produtos.

Sal era sinónimo de dinheiro e, por isso, derramá-lo não era algo bom (para a carteira). Era como deitar dinheiro fora, basicamente. Com o tempo, é possível que a crença tenha evoluído para a superstição que hoje conhecemos.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

O Amarelecimento Letal é uma praga quarentenária ausente no Brasil. É uma doença causada por fitoplasmas transmitidos por insetos e ataca coqueiros e outras palmáceas. Ela já atingiu coqueirais da África, Costa Atlântica, América do Norte e várias ilhas da América central e Caribe.

Estudos em andamento em Paraipaba - CE indicaram, em plantas jovens de coqueiro-anão irrigados por microaspersão, um consumo de água variando de 8 a 12 litros/planta/dia nos primeiros seis meses após o plantio, de 12 a 28 litros/planta/dia dos 7 aos 12 meses, e de 30 a 55 litros/planta/dia dos 13 aos 18 meses de idade ...