Para que serve prednisona para gatos?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

A medicação é somente indicada para cães e gatos com dermatopatias alérgicas, artropatias assépticas e outras situações inflamatórias não infecciosas. Também é usado em casos de hipersensibilidade, imunossupressão, linfossarcoma e estados alérgicos em geral.

Os corticoides orais, injetáveis ou de uso tópico são utilizados, principalmente, para controlar casos de coceira alérgica. Eles inibem inicialmente os sintomas, mas podem trazer danos irreversíveis, como alerta o gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis (São Paulo/SP), Alexandre Merlo.

Utilizada na prática clínica desde meados da década de 1950, a prednisolona é um medicamento com alto poder anti-inflamatório e imunossupressor, que é indicado para o tratamento e controle de vários problemas de saúde como alergias, distúrbios do sangue, e até certos tipos de câncer, entre outras enfermidades.

Esse tipo de medicação faz parte do grupo de esteroidais, que tem como principal característica ser metabolizado no fígado dos animais. Justamente por isso, o seu uso não é indicado para pets que possuem problemas no fígado.

O Cytopoint é indicado especialmente para tratamentos de longo prazo, por conta dos efeitos colaterais mínimos, e tem aplicação prática: injeção uma vez a cada 1 ou 2 meses, no veterinário.

PARA QUE SERVE Prednisona? O medicamento é indicado para o tratamento de doenças endócrinas, que afetam as glândulas, doenças osteomusculares, que afetam ossos e músculos.

A diferença está na forma biológica delas. A Prednisona depois de ingerida, ou seja engolida, precisa passar para o fígado para ser transformada em PrednisoLONA, para poder ser ativa e então funcionar! A PrednisoLONA, que é a forma ativa, depois de ingerida não precisa passar pelo fígado!

Antialérgico Coveli Alergovet C que tem em sua formulação a clemastina é um anti-histamínico do tipo H de efeito prolongado e sem efeitos colaterais indesejáveis, que combate com eficiência a maioria dos pruridos de cães e gatos. O medicamento deve ser administrado com a supervisão de um veterinário.

Distensão abdominal; diarreia ou constipação; náuseas; vômitos; perda do apetite (que pode resultar em perda de peso), irritação do estômago. Hidroeletrolíticas: Retenção de sódio; retenção de líquido; insuficiência cardíaca congestiva em pacientes suscetíveis; alcalose hipocalêmica e aumento da pressão arterial.

A prednisona deve ser tomada uma vez ao dia, de preferência de manhã, ao acordar. Eventualmente, quando as doses forem altas, o médico pode prescrever a prednisona em dias alternados (dia sim, dia não).

resposta imunológica do organismo a diferentes estímulos. Prednisona proporciona potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides. A prednisona possui leve atividade mineralocorticoide.

A sua principal diferença para outros medicamentos deste gênero é justamente a sua potência de ação. Anti-inflamatórios não-esteroides, como ibuprofeno, nimesulida e diclofenaco, agem apenas em uma das ramificações do processo inflamatório, enquanto os corticóides inibem o início de todo processo.

Uso oral – Doses
com alimento. se o produto for prescrito em dose única diária, procurar tomá-la antes das 9 horas da manhã. para pacientes que necessitem de tratamentos prolongados.

Alguns dos medicamentos que podem causar intoxicações em cães e gatos, são:

  • Ácido acetil salicílico (Aspirina)
  • Paracetamol (Tylenol®)
  • Piroxican (Feldene®, Inflamene®)
  • Diclofenaco sódico (Voltaren®)
  • Diclofenaco potássico (Cataflam®)
  • Piridium®
  • Ibuprofeno.

No entanto, é necessário ter atenção na hora de administrar esse medicamento para os felinos, afinal, um erro pode ser fatal, causando intoxicação e até mesmo levando o animal ao óbito. Sendo assim, jamais dê dipirona para o gato sem a recomendação veterinária.

O corticoide para cachorro, ou cortisona, é um hormônio produzido naturalmente no nosso organismo cuja função principal é atuar como um anti-inflamatório.