Para que serve os 4 tipos de porquês?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

As duas formas são corretas.

1) Regra geral: Toda vez que for possível substituir “porque” e “porquê” pelas expressões: por que motivo, por qual razão, para que, pelo qual, pelos quais, por onde, escreve-se separado. Vamos diretamente aos casos.

Observe: Mal é advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom.

Porque junto e sem acento é usado em respostas e frases afirmativas. Por funcionar como uma conjunção, ele liga duas orações explicando a relação de causa entre elas. Veja os exemplos: Não viajei porque não tinha dinheiro.

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi.

Significado de Por que
locução adverbial Por qual razão, motivo: por que ele ainda não chegou?[Gramática] Numa pergunta, busca saber a causa, o motivo, a razão de; geralmente apresentado no início de uma frase ou da oração.

No contexto em questão, a expressão «para que» é equivalente a «para que coisa», atendendo a que o verbo servir é seguido da preposição para seguida de oração, como em 1, ou de um sintagma nominal, como em 2: 1. «Isto serve para limpar o automóvel.» 2.

A forma verbal tem é usada para designar a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo ter. Em outras palavras, é como se conjuga ele/ela tem.

Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.

A frase "dois mais dois é igual a cinco" ("2 + 2 = 5") é um slogan usado em diferentes formas de mídia, mais especificamente na obra literária Nineteen Eighty-Four (Mil Novecentos e Oitenta e Quatro) de George Orwell como um exemplo de um dogma obviamente falso no qual pode-se ser obrigado a acreditar, semelhante a ...

5/5 é uma sigla que tem origem na estratégia militar moderna!!! Isso mesmo, 5/5 (#5barra5) é um código que simboliza o resultado entre planejamento e a execução das operações de guerra.... e que somados representam a nota da operação... na frequência de rádio frequência/clareza...

Bem é um advérbio e desempenha, sobretudo, a função sintáctica de modificador de grupos verbais ou grupos adjectivais. Bom é um adjectivo qualificativo — exprime um atributo do nome.

No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. Portanto: a + onde = aonde.

Mal”, como substantivo e no plural, torna-se “males”. “Mau”, como adjetivo no gênero feminino, vira “” e, como plural, tem “maus” e “más”.

(pelos quais) Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico. Exemplos: Estudei bastante ontem à noite.