Para que serve óleo SAE 90?

Perguntado por: agois . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

O Óleo de Transmissão SAE 85W-90 é um óleo mineral multiviscoso com aditivação para resistir à extrema pressão. Recomendado para lubrificação de engrenagens, transmissões, reduções finais e diferenciais.

As classificações que a indústria automotiva mais usa são: SAE (Society Automotive of Engineers) que é a sigla para a viscosidade dos óleos; API (American Petroleum Institute) que é a sigla para aplicabilidade.

Recomendado para lubrificação de engrenagens, transmissões, reduções finais e diferenciais.

Quanto maior o grau SAE, maior a viscosidade do óleo. Logo, pode-se dizer, por exemplo, que um óleo SAE 140 é mais viscoso do que um SAE 90.

O que significa SAE? São as siglas da Society of Automotive Engineers; uma classificação que tem como referência o grau de viscosidade do lubrificante em função da temperatura a que está sujeito o motor durante o seu funcionamento, classifica os óleos segundo a sua viscosidade e não segundo a qualidade.

Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.

Shell Helix HX3 Alta Quilometragem 25W-60 é o lubrificante multiviscoso que oferece uma proteção confiável para motores antigos com alta quilometragem.

Óleo lubrificante mineral para engrenagens transmissões manuais encontradas em automóveis, caminhões, ônibus e equipamentos de terraplenagem.

Oferece proteção contra o desgaste e a corrosão ; Indicado para caixas de câmbio mecânicas, caixas de direção e qualquer transmissão contendo engrenagens cilíndricas helicoidais, cônicas hipoidais, rosca sem fim, etc., incorporando carros, caminhões, ônibus, equipamentos agrícolas e de terraplenagem.

Óleo lubrificante mineral para caixas de transmissão, diferencial do tipo hipóidal e caixas de engrenagens convencionais que operam em condições normais. Recomendado para veículos de passeio, caminhões, ônibus, tratores ou equipamentos que requeiram sua utilização.

Recomendado para a lubrificação de motores a quatro tempos de alto desempenho, turbinado ou aspirado a gasolina, etanol ou GNV. Garante o desempenho e a proteção contra o desgaste do motor nas condições adversas de operação do trânsito cotidiano das grandes cidades.

Os óleos vegetais. Pode ser óleo de girassol ou o óleo de coco, que além de ser um ótimo lubrificante íntimo é também um antifúngico, ou seja, evita candidíase.

O primeiro número termina com a letra “W”, que significa inverno (winter, em inglês). Essa medida está relacionada à forma como um óleo flui quando está frio, como na partida do motor. O segundo número define a forma como um óleo flui a temperaturas normais mais elevadas de operação do motor.

Só é recomendado fazer a mistura com um óleo que tenha as mesmas especificações. Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas ao veículo.

Óleo lubrificante mineral recomendado para transmissões automáticas (ou powershift) de equipamentos pesados em temperaturas normais de operação.

O óleo hidráulico 68 é um tipo de lubrificante natural indicado, principalmente, para realizar a lubrificação de sistemas hidráulicos e também de sistemas circulatórios.

Um fluido pode ter, por exemplo, uma viscosidade 75W-90. No entanto, tenha em atenção que a viscosidade do óleo de motor e dos fluidos de transmissão não é representada da mesma forma. 75W-90 corresponde ao óleo de motor 10W-40 em viscosidade absoluta.

Pode ser que depois dos 50 mil quilômetros seja mais interessante você aumentar a viscosidade. Tanto que alguns óleos para motor são classificados como para alta quilometragem. E, o que se imagina, é que o motor, a essa altura dos acontecimentos, já esteja queimando um pouco de óleo em excesso.

Como saber qual óleo é mais ou menos viscoso
Não é preciso abrir o óleo para testar o grau de viscosidade. Quanto maior for a numeração na embalagem, maior a viscosidade do óleo. Vamos comparar os óleos 5W-30 e 10W-30 para facilitar o entendimento. O óleo 5W-30 é mais fluido que o 10W-30 sob temperatura ambiente.

Continuar lendo O que é padrão SAE?