Para que serve o Yoorin?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

A Yoorin transforma minerais em fertilizantes de alta eficiência agronômica, utilizando tecnologia avançada, com nutrientes necessários ao desenvolvimento de todos os tipos de cultura.

Sobre o Produto
YOORIN é um fertilizante fosfatado obtido pelo processo de fusão que contém fósforo, cálcio, magnésio, silício e micronutrientes na forma de fritas, de alta eficiência agronômica.

Faça uma cova de aproximadamente 10cm de profundidade, coloque um pouco do composto e depois cubra com a terra original. Lembre-se que cada espécie possui uma necessidade diferente, portanto não aplique a mesma quantidade de adubo em todas as plantas.

O remineralizador, ou “pó de rocha”, como é conhecido, é um resultado da moagem de rochas, entre elas basálticas, micaxisto e sienitos. A moagem fina faz com que o produto seja adicionado ao solo e aumente a atividade biológica.

Ela pode ser feita através da micro-irrigação, da aspersão, da microaspersão e do gotejamento, por exemplo. Trata-se de um método eficiente e econômico na nutrição das plantas, que economiza o uso dos adubos na lavoura. Como a fertirrigação acontece junto da irrigação, a absorção dos nutrientes pelas plantas é melhor.

Adubos NPK
Ele é recomendado para estimular a brotação e o enfolhamento e é ótimo para folhagens e gramados. O fósforo (P) é fundamental na formação da clorofila e aumenta a capacidade da planta para absorver os elementos férteis do solo, uma vez que age no desenvolvimento radicular.

A torta de mamona é o resíduo da extração do óleo das sementes da mamoneira. Ela pode ser usada como adubo orgânico, pois possui elevados teores de nitrogênio, fósforo, cálcio e micronutrientes.

A resposta do milho à fertilização seguiu a lei dos retornos decrescentes, em que 4 a 8 g de fertilizante por cova permitiram obter boa parte da resposta produtiva, com alta eficiência de uso dos nutrientes (Figura 2).

O calcário serve para diminuir a acidez do solo, o que é possível através de elementos químicos, como o cálcio e o magnésio, presentes em diferentes proporções em cada um dos tipos dessa substância.

50 Kg/ha= (50 x 1.000) / 10.000 = 5 gramas / m². Então, se simplesmente dividir por 10, obtemos o valor para ser aplicado em m². Se meu jardim tem a área de 50 m² e a recomendação é adicionar 50 Kg/ha de nitrogênio, devo adicionar 5 gramas de nitrogênio para cada m².

O fósforo é um nutriente que desempenha funções vitais no cafeeiro, como fotossíntese, respiração, síntese de aminoácidos, lipídeos, entre outros, as quais são realizadas às custas de compostos fosforados, como difosfato e trifosfato de adenosina (ADP e ATP).

O fertilizante MAP ou fosfato monoamônico é um fertilizante de rápida absorção, ideal para fornecer prontamente nitrogênio e fósforo para as plantas.

Para adubar as plantas você pode tanto misturar farinha de osso ao húmus quanto colocá-la por cima do solo e regar bem. Normalmente coloca-se uma colher de sopa de farinha de osso e uma colher de sopa de cinzas em vasos médios. Esse adubo é forte e ótimo para as espécies floríferas e frutíferas.

Depende do manejo. Numa compostagem sólida, por exemplo, leva de 45 a 90 dias para ficar pronta, em condições normais de manejo. Em uma compostagem líquida aeróbica e semiaeróbica, pode levar de 18 a 22 dias.

O recomendado é nas primeiras horas do dia quando o sol ainda não está forte, para que não queime. Lembrando também que deve ser aplicado preferencialmente nas raízes.

Já pensou em usar pó de rocha como adubo para plantas? O material é rico em cálcio, magnésio e, principalmente, em potássio, um dos tipos de fertilizantes que podem ter seu abastecimento no Brasil prejudicado devido a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. O pó de rocha também favorece a circulação de nutrientes.

A chamada gessagem pode reduzir a toxidez por Alumínio, a salinidade dos solos, a formação de camadas compactadas na superfície do solo, melhorar o crescimento das raízes e também melhorar a absorção de nutrientes.