Para que serve o urubu no candomblé?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Assim como xamãs, eles usam a energia da terra a seu favor. Realizam um serviço sagrado para todos seres vivos, limpando material animal em decomposição e evitando doenças em potencial. Simboliza também o amor pela terra, a vida e a morte, os mistérios e os dons proféticos.

Os urubus possuem importância ecológica imprescindível como saneadores ambientais, eliminando até 95% das carcaças e ossos dos animais mortos, evitando assim a propagação de doenças e a multiplicação de microrganismos (como o antraz) que poderiam contaminar a terra e os lençóis freáticos.

Devido a coloração preta, o corpo dos urubus absorve muito calor por irradiação; por isso eles ficam com as asas abertas, é uma maneira de arrefecer o seu corpo.

A figura do urubu é associada com algumas crendices populares, como a de ser um mau presságio ter um urubu voando sobre a casa ou pousado no telhado da residência. De acordo com a superstição, este seria um sinal de morte.

Os urubus estão esperando para devorar o seu corpo; ele sabe que o dia da escuridão está perto. Ele será dominado pela angústia e pela aflição, como acontece quando um rei espera o ataque dos inimigos. Tudo isso acontece porque ele levanta a mão contra Deus e desafia o Todo-Poderoso.

O urubu preto é frequentemente associado à morte porque é um animal que se alimenta de carcaças e restos mortais. No entanto, em algumas culturas, ele é visto como um animal que ajuda a limpar e purificar o ambiente, eliminando o que já não serve mais.

“Normalmente, os urubus ficam em cima de árvores, para observarem o ambiente. Portanto, o Centro, onde há prédios mais altos que representam árvores e os restos de comida, se tornou o lugar preferido”, explica Köhler.

O urubu é o mascote do Flamengo e o 14 é o número que Arrascaeta usa desde que chegou ao clube, em 2019.

Com exceção dessa espécie, o urubu é um dos poucos animais que não é afetado pela ação do homem. Não tem inimigos naturais e se beneficia do lixo produzido pelos humanos.

Urubu-rei no Parque das Aves. Além disso, quando os urubus estão se alimentando, eles costumam defecar e urinar em cima das carcaças, e como os seus dejetos são muito ácidos, isso contribui para neutralizar os microorganismos e toxinas que estão nos animais em decomposição, evitando que haja a proliferação de doenças.

O urubu é uma ave bastante conhecida por alimentar-se de organismos em decomposição. Esse animal contribui, portanto, para a limpeza do meio ambiente.

Acontece que os urubus não têm habilidade para caçar, pois as garras de suas patas são ineficientes para essa tarefa. Assim, só lhes resta a carcaça de animais mortos. Apesar de feioso e com má fama, o urubu tem papel essencial na natureza.

"Eles aproveitam a circulação do vento em bolsões de ar que se formam antes da chuva, se reúnem e ficam planando", explica Andréa Bezerra, professora de zoologia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Isso mesmo, os urubus "avisam" quando vai cair um "toró". A professora de zoologia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Andréa Bezerra, explica que, na verdade, eles aproveitam os bolsões de ar criados pelo movimento das nuvens de chuva para gastar menos energia voando e observar a área ao redor.

Caso localize um urubu no telhado de sua residência ou prédio, não se assuste. Como se acasalam na primavera, pode haver ovos ou filhotes, sendo necessário que as aves adultas partam, o que ocorre após os filhotes aprenderem a voar.

20 anos

Finalmente: quanto tempo de vida tem um urubu? Depende da espécie. De maneira geral, ele vive cerca de 20 anos. Porém, algumas espécies maiores podem passar dos 50.

Sonhar com urubus pode ser um sinal de que é hora de deixar para trás o que já não é mais necessário em sua vida. É hora de se livrar das coisas que estão te segurando e seguir em frente. Além disso, o urubu pode ser visto como um sinal de que uma nova fase está chegando.

Durante o último século, até a década de 1960, torcedores de Fluminense, Vasco e Botafogo usavam o termo Urubu para se referir aos Rubro-Negros. A associação tinha conotação racista, por conta do das cores do animal, que era comparado à torcida do Flamengo, composta em grande número por negros.

Os eletrônicos, que emitem raios lasers verdes, causam incômodo nos urubus e provocam o afastamento da área sem que causar nenhum tipo de dano à estrutura física dos animais. E os repelentes em gel pastoso, que podem ser aplicados nas áreas onde esses animais costumam estar.