Para que serve o umbigo na gravidez?

Perguntado por: areis . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Esse canudinho é formado, principalmente, por vasos sanguí- neos e é por meio dele que a mãe pode passar nutrientes, oxigênio para o bebê e ainda retirar o que não é necessário. Ou seja, o cordão umbilical que se forma durante a gravidez é essencial para que todo bebê cresça e possa nascer saudável.

As mudanças no umbigo podem variar entre as mulheres. As mamães que têm a pele mais firme, por exemplo, podem não notar as alterações. Após o parto, o útero começa a diminuir, retornando para o seu tamanho normal. Como resultado, o umbigo também volta a ser como era antes da gestação.

O umbigo não tem nenhuma função no nosso corpo. Ele é apenas uma cicatriz que surge no momento do nosso nascimento. A culpa é do cordão umbilical, anexo do corpo quce permite a comunicação entre o feto e a placenta. Durante a gestação, a placenta envolve o bebê.

Geralmente, isso ocorre por volta da 20ª semana de gestação.

Perda de líquido:
Quando a bolsa de líquido amniótico se rompe, parte do volume que a mulher tinha antes se perde. Isso vai fazer com que a barriga murche e baixe um pouco3.

- Enterrar o umbigo de recém nascido debaixo do cocho para dar sorte. Idem, debaixo da porteira para ser fazendeiro.

Como o umbigo é um furo, pode conter pelos e reter em suas dobrinhas sujeira, pele morta, suor, servindo de lar para fungos e bactérias, ele deve ser lavado diariamente no banho, com água e sabão, cotonete, se for muito profundo, e mantido seco. Em bebês, sua limpeza deve ocorrer após cada troca de fralda.

No útero, os bebês recebem todos os nutrientes através do cordão umbilical e da placenta.

Sentir dor no umbigo ou dor na virilha durante a gestação são sintomas muito comuns. Podem ocorrer em qualquer fase da gestação mas é mais comum quando o útero está um pouco maior. Ocorre principalmente devido às alterações no corpo para se adaptar ao crescimento do bebê.

Mas não é só a flacidez abdominal que incomoda ao paciente. Muita gente reclama também do umbigo. A boa notícia para essas pessoas é que é possível sim mexer no umbigo.

Entre a 16ª e a 20ª semana, o útero começa a se sobressair do osso pélvico, atingindo a altura do umbigo.

Para isso, é necessário que um tecido (como um cadarço limpo, por exemplo) seja utilizado. Com uma margem de segurança de no mínimo 6 cm da barriga do bebê e da vagina da mãe, deverá ser feito um nó. O cordão umbilical deverá ser cortado entre as ligaduras com uma tesoura limpa e se possível esterilizada.

O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas afirma que os bebês com pinçamento retardado do cordão podem ser mais propensos a exigir tratamento para a icterícia do recém-nascido, um acúmulo de componentes sanguíneos (bilirrubinas) que provoca o amarelecimento dos olhos e da pele, embora esta preocupação seja ...

O que acontece com o cordão depois do parto? Logo após o nascimento, o cordão umbilical é clampeado e cortado. Isso não causa dor no bebê, pois o cordão umbilical não possui terminações nervosas.

É verdade que a barriga cresce mais (ou mais rápido) na segunda gestação? Essa é uma crença comum entre as tantas que estão envolvidas quando o tema é gestação. Mas a verdade é que a barriga da segunda gravidez não cresce mais, nem em uma velocidade maior do que a da primeira.

Patricia esclarece ser muito comum a barriga de grávida ficar mole devido à retenção de líquido que ocorre no início da gravidez. “Essa retenção de líquido acontece para que a grávida possa aumentar o seu volume sanguíneo e se adaptar à gravidez”, completa.

Primeiro trimestre
“O aumento do útero devido ao crescimento do bebê faz com que a barriga fique dura na região do baixo ventre, logo acima do osso da pube”, afirma Valladão. Segundo o médico, é possível que isso gere um pouco de desconforto.

Pois, é possível perder líquido retido durante a noite, devido à água que eliminamos graças ao suor e à respiração. O resultado? Músculos mais definidos e aparentes, barriga chapada e mais sarada. Ainda, combinado a isso está o jejum noturno.

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.