Para que serve o tubo de coleta vermelho?

Perguntado por: lporto9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

Vermelho - ativador de coágulo, por isso, objetiva acelerar a coagulação do sangue coletado.

Tubo branco: sem aditivo
O tubo com tampa branca, por sua vez, é um tubo sem aditivo usado para transporte de amostras, servindo, inclusive, para provas de líquido cefalorraquidiano (LCR).

Quando se pretende fazer a análise no plasma, a amostra deverá ser colhida em tubo de ensaio contendo anticoagulante específico. Neste caso não ocorre a coagulação, pois o anticoagulante irá inibir um dos fatores da coagulação (geralmente cálcio) impedindo assim a formação do coágulo.

Tubos de cor roxa: contendo EDTA k2 ou k3 no seu interior. São utilizados para hemograma em mamíferos, pesquisa de hemoparasitas, PCR, hemoglobina glicada.

Tampa CINZA: fluoreto de potássio + EDTA K3
Tubo de ensaio para coleta de sangue usado na quantidade de glicose, hemoglobina glicada e lactato no plasma.

TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (soro). EXAME: PROTEÍNA + CREATININA URINÁRIA.

Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Tubo azul - o tubo azul é usado em coletas de sangue para exame de coagulação e por isso, possuem anticoagulante e citrato de sódio.

Veja abaixo o que significa cada cor de tubo: Azul - possui citrato de sódio, que é utilizado com objetivo de inibir a coagulação, preservando os fatores. Vermelho - ativador de coágulo, por isso, objetiva acelerar a coagulação do sangue coletado. Amarelo - possui ativador de coágulo + gel.

A função deste tubo é mensurar a velocidade de Hemosedimentação sem a necessidade de abrir o tubo para transportar a amostra. Material: Vidro. Diâmetro: 9 mm x 120 mm.

A ordem correta, segundo a SBPC, é: Frascos para hemocultura. Tubos com citrato (tampa azul-claro). Tubos para soro com ativador de coágulo, com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela).

Os tubos sem anticoagulantes, utilizados para analisar substâncias no soro, receberam a tampa de cor vermelha. Esses tubos eram de vidro, totalmente secos, sem qualquer aditivo, sendo rotineiramente chamado de tubo seco.

O ácido etilenodiamino tetra-acético, ethylenediamine tetraacetic acid, (EDTA) é o anticoagulante mais utilizado em tubos de coleta de sangue à vácuo, seu uso é registrado desde o início da década de 50. Sua função é de inibir o processo de coagulação através da remoção do cálcio do sangue por complexação.

Sequência de coleta para tubos plásticos de coleta de sangue
Tubos com citrato (tampa azul-claro). Tubos para soro com ativador de coágulo, com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela). Tubos com heparina com ou sem gel separador de plasma (tampa verde). Tubos com EDTA (tampa roxa).

A Greiner Bio-One é referência mundial em sistemas para coleta de sangue e, dentre os vários produtos do seu portfólio, os Tubos de Sorologia Vacuette® com gel separador são a escolha ideal para os exames de PSA.

Meio(s) de Coleta: Tubo com citrato (TAP / KPTT) e tubo EDTA.

EXAME: TGO /AST. TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (sangue total ou soro). EXAME: TGP/ALT. TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (sangue total ou soro).

Tubo amarelo
Exames realizados através de análise bioquímica e sorológica. Exemplos: colesterol total, HDL, LDL, triglicerídios, ureia e creatinina.

Meio(s) de Coleta: Soro: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo). Amostra alternativa= Plasma: Tubo com citrato (azul), Tubo com EDTA (roxo) ou Tubo com heparina (verde).